segunda-feira, 23/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoPeríodo com isenção de vistos tem início hoje (1º) e segue até...

Período com isenção de vistos tem início hoje (1º) e segue até setembro

 

A entrada sem vistos será permitida até o dia 18 de setembro de 2016 e válida por 90 dias
(foto: pixabay / kpgolfpro)

Começa a valer hoje (1º) a isenção de vistos para turistas americanos, japoneses, canadenses e australianos que desembarcarem no País até o dia 18 de setembro. A iniciativa faz parte da estratégia elaborada pelo MTur (Ministério do Turismo) para incentivar a entrada de visitantes de nações que, durante 2015, foram responsáveis pela emissão de mais de 759 mil turistas, segundo dados do Anuário Estatístico do Turismo.

Para aumentar a divulgação da decisão, a Embaixada dos Estados Unidos já disponibilizou um blog para informar cidadãos americanos interessados em visitar o Brasil durante esse período. No ano passado, os EUA enviaram 575 mil turistas para o território brasieliro, perdendo no quesito emissor apenas para a Argentina, responsável por 2.079.823 visitantes, o equivalente a 33% do total de turistas. 


LEIA TAMBÉM


"A medida do Governo Federal de isenção de vistos para turistas de quatro países levou em consideração um conjunto de fatores como: países que mais gastam no Brasil, baixo risco migratório e forte tradição olímpica. Esses milhares de turistas que são esperados para participar da grande festa que será a Olimpíada do Rio irão movimentar a economia do país por meio dos gastos em hotéis, restaurantes, aluguéis de veículos, entre outros", esclarece o ministro Henrique Eduardo Alves.

Com o intuito de informar os mercados beneficiados com a medida, o MTur, em parceria com os ministérios da Justiça e Relações Exteriores, produziu um "Perguntas e Respostas" em português, inglês e espanhol para sanar dúvidas sobre a ação.

Organizações do setor já fazem projeções otimistas sobre o impacto da novidade. A expectativa é de que a medida tenha reflexos tanto no aumento de visitantes quanto no incremento da economia. De acordo com a OMT (Organização Mundial do Turismo), a facilitação de viagens pode gerar um aumento de até 20% no fluxo entre os destinos. O que representa acréscimo aproximado de 75 mil turistas internacionais e uma injeção de US$ 80 milhões na economia brasileira.

Serviço
www.turismo.gov.br