segunda-feira, 23/setembro
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Com aporte de R$ 15 milhões, motel carioca reconfigura espaço e entra no mercado hoteleiro

O hotel aposta na amplitude das áreas comuns para conquistar clientes
(fotos: divulgação/Hotel Serramar)

Quem passa em frente ao Serramar, na região da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, pode, num primeiro momento, imaginar-se pego por uma ilusão de ótica ou algo do gênero mas basta mais uma analisada para entender que, de fato, algo mudou. O tradicional motel da região trocou o M pelo H e desde a metade do ano reforça a oferta hoteleira da região num ano onde abertura de hotel é artigo farto na cidade. A mudança foi possível depois de R$ 15 milhões em investimentos e uma engenharia que diminuiu a área construída mas aumentou o número de habitações disponíveis na propriedade.

A lógica aparentemente pouco matemática é explicada por Suzana Lema, diretora de Projetos da rede – que controla ainda outros meios de hospedagem espalhados pelo município. De acordo com ela, todo o projeto foi orientado com o pensamento de aproveitar o potencial e estrutura existente, mas explorando as vistas que o motel desperdiçava. 


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"No prédio de três andares, havia quartos e garagens privativas. Espelhamos esses quartos existentes, que estavam voltados para a fachada frontal, para a fachada posterior. O espaço onde existiam as garagens também foi transformado em apartamento e derrubamos todas as rampas para que novas unidades da fachada posterior pudessem ter a vista privilegiada da Pedra da Gávea", inicia a diretora. "No térreo, derrubamos todas as suítes e as destinamos para a área de lazer e convenções", acrescenta. 

Ainda nessa rotina de aproveitamento, o térreo ganhou uma piscina em raia, piscina infantil, hidromassagem externa e saunas seca e à vapor. A área de eventos tem aproximadamente 300 m² e é capaz de abrigar até 250 pessoas em formato auditório. "Os quartos situados no subsolo foram destinados à parte administrativa e serviços do hotel e funcionários. Portanto, foi um projeto de retrofit, com o máximo de aproveitamento do existente e, apesar de termos diminuído em 35% a nossa área construída, passamos de 74 unidades habitacionais para 114 UHs". 

A verba destinada às reformas ainda serviu para modificar mobiliário, decoração, paisagismo e equipe  numa repaginação total que deve ter ainda mais investimentos para obras na entrada do próximo ano. 

Mas apesar de ser no aspecto físico a principal mudança na propriedade, a transformação vai muito além do que se pode ver. Agora a administração foca na construção da imagem de hotel compatível com a oferta da cidade e acredita ter nas áreas comuns um grande trunfo. Segundo Suzana, há um espaço de mercado onde o empreendimento pode se posicionar para ter êxito nessa nova configuração. 

Depois das mudanças, 114 apartamentos estão disponíveis no inventário

"Os hotéis três estrelas oferecem poucos serviços voltados ao lazer do hóspede, não estão tão bem localizados e possuem quartos pequenos. Os hotéis de quatro e cinco estrelas oferecem mais conforto e serviço, mas a tarifa eleva consideravelmente para ter esses benefícios. Enquadrando-nos em ter uma hospedagem econômica, mas com lazer e serviço nos diferenciaríamos dos hotéis três estrelas de nossa categoria, mas nos igualaríamos aos serviços e a localização dos hotéis de padrão elevado. O cliente paga menos, mas com muito mais conforto", sugere.

Carona da Olimpíada
A viabilização da mudança pode ser atribuída, entre outras coisas, ao ano olímpico que o Rio de Janeiro vive. Segundo articula a direção da empresa, o ensejo ocasionado pelo evento mundial criou uma oportunidade de conciliar a chegada de turistas na cidade e captar clientes que buscam uma boa localização. 

"Tivemos também um grande apoio por parte do município do Rio de Janeiro que nos incentivou legalmente a fazer essa transformação de uso onde a cidade teria mais opção de hospedagem para os turistas que viriam para os Jogos Olímpicos", afirma a representante.

Equipe de trabalho
Sobre o time que toca agora a operação do empreendimento, a direção da empresa argumenta que utiliza o seu know-how de outros hotéis. "Fizemos algumas transferências de funcionários mais qualificados para passarem seu conhecimento para os funcionários existentes do Serramar Hotel. Também contratamos uma equipe de Vendas, que promove a unidade e busca parceiros e agências, além de uma equipe de Marketing que prepara a divulgação de propagandas".

Serviço
hotelserramar.com.br