Com a diversidade de aplicativos cada vez maior, a tendência pela escolha de apenas um que sirva para todas as ocasiões é maior entre os viajantes de todo o mundo.
Além disso, poucos realmente entregam o que prometem, sendo na verdade, meros atalhos que direcionam o usuário para o site móvel da empresa ou marca específica. Entretanto, as chances de "desinstalar" um aplicativo de viagens ao qual o consumidor já está habituado, seja ele qual for, são mínimas.
De acordo com uma pesquisa da Packetzoom, empresa de tecnologia especializada no desenvolvimento de aplicativos, o prazo para a criação de um elo de lealdade está diretamente relacionado ao desempenho e no quanto a ferramenta se apresenta útil ao usuário.
O estudo revelou uma certa discrepância entre o Airbnb e o Expedia, por exemplo, com tempos de busca que dobram de uma marca para a outra. "O desempenho é essencial para qualquer tipo de aplicativo, mas especialmente, aos destinados a comercialização de pacotes de viagens ou hotéis", observa o Shlomi Gian, CEO da Packetzoom.
"Consumidores esperam conteúdos que possam ser baixados com rapidez. Quando o download leva muito tempo para ser concluído, eles não atribuem isso à rede ou outros fatores externos – eles culpam os próprios aplicativos. E é nesse momento que a decisão por desinstalá-lo e fechar o negócio por outros canais é tomada", completa Gian.
Abaixo, a lista dos aplicativos estudados e o tempo médio de resposta de cada um.
Airbnb – de um a dois segundos
HomeAway – de um a dois segundos
Hotels.com – de um a dois segundos
Booking.com – mais de dois segundos
Trivago – mais de dois segundos
SkyScanner – de um a dois segundos
TripAdvisor – até dois segundos
Hotel Tonight – mais de dois segundos
Kayak – até dois segundos
Viator – mais de dois segundos
Orbitz – mais de dois segundos
Expedia – mais de dois segundos
Priceline – mais de dois segundos
Hotwire – mais de dois segundos
Trip.com – mais de três segundos
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Serviço
packetzoom.com
* Crédito da imagem: Pixabay/JESHOOTS