segunda-feira, 23/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoAccorHotels comemora 40 anos de operação no Brasil na primeira unidade inaugurada...

AccorHotels comemora 40 anos de operação no Brasil na primeira unidade inaugurada no País

Firmin António, Jean Larcher, Roland de Bonadona e Patrick Mendes

O Novotel Morumbi, na capital paulista, foi palco, na noite de hoje (28), da comemoração de 40 anos de presença da AccorHotels no Brasil. O hotel escolhido não poderia ser outro, já que a unidade foi a primeira da rede francesa a ser inaugurada em solo brasileiro. Com mais de 350 convidados, entre eles investidores, parceiros, colaboradores e imprensa especializada, o evento foi marcado, principalmente, pela presença dos principais executivos que foram os responsáveis por iniciarem e conduzirem a companhia hoteleira para a sua consolidação. Como quatro cavaleiros, dicursaram Firmin António, que esteve à frente do Grupo Accor, Jean Larcher, o precursor, Roland de Bonadona, o grande expansionista, e Patrick Mendes, o conquistador, aquele que tem o desafio de duplicar ou triplicar o tamanho da AccorHotels na América do Sul.

Antes dos hoteleiros tomarem o microfone e contarem suas histórias, o Embaixador da França, Michel Miraillet, disse que o momento era muito prazeroso para ele. "É um prazer participar deste momento. A França é o país estrangeiro que mais emprega no Brasil, com cerca de 500 mil colaboradores, distribuídos por 900 empresas francesas. A AccorHotels é uma referência no País como rede hoteleira e ela representa muito bem o conceito francês. O espírito pioneiro da Accor está hoje representado por mais de 300 empreendimentos em todo o continente sul-americano", disse o embaixador.


LEIA TAMBÉM


Em seguida, Firmin iniciou seu discurso homenageando os profissionais que fizeram o sucesso da Accor e ressaltou o grande desafio que o setor vive hoje. "Boa sorte a todos que vivenciam as transformações digitais, que são ao mesmo tempo fantásticas e terríveis. A saga continua e a Accor deve continuar a ser uma empresa com alma e sonhos. Parabenizo a todos os colaboradores, que são os verdadeiros heróis do cotidiano", discursou.

Jean Larcher relembrou a abertura do Novotel Morumbi. "Quando abrimos este hotel, todo o mercado disse que nós, franceses, éramos loucos. O gerente geral do Hilton São Paulo, no centro da cidade, indagou por que estávamos abrindo um empreendimento num local tão longe e no meio do nada. Hoje fico feliz em olhar para o outro lado do rio e ver o Hilton operando, e aquele do centro já fechou. Vejo também a chegada do Hyatt, do Palácio Tangará e o futuro Four Seasons. Todos aqui no Morumbi, onde nossa história começou e continua. Sinto muito orgulho pela Accor", salientou o experiente hoteleiro.

"Estou muito feliz e com muita gratidão por estar aqui e de ter participado desta grande aventura. Cheguei no Brasil no dia 15 de março de 1990, quando o Plano Collor começava. Os desafios foram inimagináveis, mas com confiança e respeito, principalmente pela atuação de nossos profissionais e equipes, conseguimos chegar aonde estamos. Fico ainda mais feliz porque sei que Sébastien Bazin – CEO mundial da AccorHotels – tem muita confiança no Brasil e no trabalho do meu sucessor, Patrick Mendes", disse Roland de Bonadona em seu discurso.

E foi ele, o atual CEO para a América do Sul, Patrick, que foi o último a discursar. "A AccorHotels fez história na hotelaria brasileira, implementando o segmento econômico e introduzindo este segmento em cidades secundárias, hoje já são mais de cem destinos com a marca ibis. Acreditamos no Brasil, que é repleto de dinamismo e continuamos com o desejo de continuar transformando a hotelaria brasileira. Estamos num  momento de transição tecnológica mas não esquecemos das questões sustentáveis, como a do meio ambiente e social", disse o principal executivo da Accor para região.

Em seguida ele complementou dizendo que a rede conta com 15 mil colaboradores e que eles são os principais responsáveis pelo sucesso da rede. "Quero chamar ao palco, para representar esses 15 mil colaboradores seis profissionais", continuou. E subiram para serem homenageados Débora Simone, Everton Amaral, Cleiton Ferreira, Wellington Pereira Souza, Patrick Ferry, Alex Cruz e Jonathan Barbosa, que foram cumprimentados pelo CEO.

Finalizando seu discurso, Mendes disse que o Brasil será em breve um benchmark mundial. "Os hóspedes estão cada vez mais exigentes. Ter uma grande TV e uma grande cama já não são suficientes. Temos que oferecer tecnologia, gastronomia, espaços para coworking e, assim, iniciar uma transformação para os próximos 40 anos, unindo hóspedes e vizinhos em prol da experiência."

Tivemos a honra em ter nosso livro autografado por António, Bonadona, Larcher e Patrick

Antes de encerrar um drone desceu perto do palco trazendo um pacote. Quando a atendente trouxe o volume e entregou para Patrick, ele revelou do que se tratava. "Estamos lançando um livro sobre os 40 anos da trajetória brasileira, não deixando de destacar a história da hotelaria no Brasil. É uma publicação para os estudantes e novos empreendedores. Todos aqui vão receber um exemplar", finalizou.

Mas antes dos convidados continuarem a comemoração, um video com Sébastien Bazin foi mostrado nos monitores espalhados pelos espaços. Bazin disse que o Brasil está há três anos vivenciando dificuldades econômicas mas mesmo assim a Accor está crescendo. "Acabamos de concretizar a aquisição de mais de 20 unidades do BHG (Brazil Hospitality Group) e iremos continuar investindo no País, trazendo mais tecnologia, data e experiências para nossos hóspedes", disse.

Expansão
Em 2017, a AccorHotels também está comemorando o recorde de mais de 300 hotéis em operação na América do Sul. O seu portfólio engloba 21 hotéis inaugurados no Brasil e mais dez nos demais países, totalizando 31 empreendimentos abertos neste ano. 

Globalmente, a AccorHotels também faz aniversário em 2017, completando 50 anos. Já está presente em 95 países e mais de 4.200 hotéis em operação, além de mais de 10 mil casas particulares para locação em todo o mundo.

Confira abaixo algumas fotos do evento da AccorHotels.

* Crédito das fotos: Peter Kutuchian