sexta-feira, 15/novembro
InícioNEGÓCIOSMercadoEm 21ª edição, Salão Paranaense destaca parcerias e busca empoderar o agente...

Em 21ª edição, Salão Paranaense destaca parcerias e busca empoderar o agente de viagem


Roberto Bacovis fala aos presentes na cerimônia de abertura do evento
(fotos: Juliana Bellegard)
 
"Queremos que vocês sejam mais do que emissores de passagens. Queremos que sejam consultores de viagens". Assim, Roberto Bacovis, presidente da Abav-PR (Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná), celebrou a abertura da 21ª edição do Salão Paranaense de Turismo, em solenidade realizada em Curitiba na noite de hoje (5). O evento, realizado anualmente pela entidade, acontece até sábado (7) no Expo Unimed, e reúne 300 expositores, incluindo 39 operadores, 16 hotéis e resorts e sete companhias aéreas, além de destinos nacionais e internacionais.

Além da feira de negócios, o salão ainda conta com a já tradicional Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, em sua 11ª edição destacando as particuladidades e os atrativos estaduais; a Arena Abrasil Brasil Sabor; e diferentes reuniões e encontros setoriais que alinham iniciativas em prol do turismo no Estado. O destaque deste ano fica com a discussão de um tema bastante atual: batizado Momento Agência Digital, o espaço de debates traz profissionais experts em tecnologia e internet para tratar do assunto.

O executivo ressaltou a importância da programação do evento ser voltada toda para o agente de viagem, sua capacitação e sua melhor compreensão de temas atuais como o empreendedorismo – mesmo em tempos de crise – e as novas tecnologias. "Cabe a cada participante tirar o máximo do evento", explicou.


Autoridades durante a abertura do 21º Salão Paranaense de Turismo


LEIA TAMBÉM


Integração do setor
Parceiras da Abav-PR de longa data, a Fecomércio-PR e a Abrasel-PR, representadas na solenidade por seus respectivos presidentes, Darci Piana e Jilcy Mara Rink, destacaram a importância do trabalho conjunto principalmente frente a um panorama desafiador como o de 2015. O executivo da Fecomércio destacou o bom desempenho do hotel do Senac em Caiobá, litoral paranaense, que recebeu em 2014 24 mil hóspedes, "o que mostra que temos capacidade para trabalhar muito bem com turismo, é só ter empresários que acreditem nisso". Já a dirigente da Abrasel apontou investir em gastronomia é investir no Estado, e que esta é uma "oportunidade de negócios mesmo na atual crise".

Entre os representantes do poder público, o discurso de integração também foi unânime. O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, exaltou o setor de turismo como responsável pela boa imagem passada pela cidade aos visitantes durante a Copa do Mundo de 2014. Douglas Fabrício, secretário de Esporte e Turismo do Estado, afirmou que "parceria" é a palavra de ordem em sua gestão, e argumentou que "o turismo precisa de meidades criativas e sustentáveis para se desenvolver ainda mais".  

Organizado de forma independente pela Abav-PR, o evento contou com a participação de representantes da Embratur em sua cerimônia, Bacovis. "Gostaríamos que o Ministério e a Embratur se fizessem presentes não só hoje, mas em nosso dia a dia", criticou o presidente, aproveitando a presença de Valter Luiz de Carvalho, presidente em exercício da entidade. Em seu discurso, Carvalho aceitou a provocação e ainda destacou o trabalho da Embratur no sentido da reflexão sobre o papel de turismo brasileiro no cenário internacional.

Encerrando a solenidade, a Abav-PR homenageou alguns de seus principais parceiros, incluindo as redes hoteleiras paranaenses Slaviero e Mabu.

Serviço
www.salaoparanaense.com.br

*A reportagem do Hôtelier News viaja a Curitiba a convite da Abav-PR