(foto: arquivo HN/Juliana Bellegard)
Com a chegada do Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo domingo, o TripAdvisor, portal de viagens, revela os dados da pesquisa Mulheres Viajantes, realizada com 9.852 usuárias em todo o mundo, sendo 671 brasileiras. Conforme o levantamento, uma em cada quatro mulheres no Brasil viaja sozinha e planeja repetir a experiência de duas a quatro vezes nos próximos 12 meses.
Entre os principais motivos para pegar a estrada sem companhia estão a liberdade de escolher o que querem fazer (65%) e a falta de tempo e/ou recursos financeiros de amigos e familiares (30%) para embarcarem com elas. O estudo ainda revela que, para as brasileiras, viajar sozinha ajuda a ganhar mais independência (50%), mais confiança (52%) e a aprender mais sobe outras culturas (51%).
Dentre os itens considerados na hora de decidir o hotel estão: avaliações positivas (90%), localização e preço (75%). Para elas, conforto (36%) e segurança (30%) na hora de dormir são essenciais –e as redes de hotelaria internacional têm preferência. Destinos nacionais são os preferidos para viagens sozinhas, porém a Europa é destaque no exterior.
No mundo, as australianas e britânicas estão entre as viajantes mais independentes, com 81% afirmando que planejam viajar sozinhas neste ano.
Quando perguntadas sobre as precauções que costumam tomar quando estão sozinhas, segurança é o principal tópico. A maioria diz evitar lugares desertos (61%) e procura não se comportar como um turista típico (45%).
As atividades favoritas dessas brasileiras são atrações culturais (88%) gastronomia local (70%) e compras (48%). Ainda de acordo com a pesquisa, as entrevistadas também gostam de viajar com outras mulheres. 66% das brasileiras viajam constantemente apenas com amigas ou familiares do sexo feminino, seja por terem os mesmos gostos (57%) ou para se reaproximarem (51%).
Quando viajam em grupo, elas preferem: explorar novos destinos a cada viagem (95%) e viajar para o exterior e conhecer locais exóticos (67%). Apesar de gostarem de experiências customizadas (42%), elas não estão em busca de luxo (84%).
Serviço
www.tripadvisor.com.br