sábado, 21/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoSecretario do RJ defende fim de vistos como uma das metas para...

Secretario do RJ defende fim de vistos como uma das metas para Comissão de Turismo


Vista do Bondinho, no Rio de Janeiro 
(foto: divulgação / Orient-Express)

As principais ações públicas para o desenvolvimento do turismo no Estado do Rio foram apresentadas ontem (17) pelo secretário Nilo Sergio Felix, na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. O executivo listou as principais ações e metas da pasta para os deputados da Comissão de Turismo, entre elas o fim dos vistos para os norte-americanos.

Conforme Felix, um dos principais inibidores de visitantes é a obrigatoriedade de visto de acesso para cidadãos dos Estados Unidos no País. Ele ressaltou a importância de se modernizar os sistemas de segurança e controle de entrada e saída de turistas em território brasileiro, mas que a burocracia e os custos gerados pela necessidade do visto impedem o aumento no volume de turistas.


LEIA TAMBÉM


Foram detalhados ainda os projetos e ações em desenvolvimento a partir de recursos gerados pelo Prodetur (Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo), dentre os quais o Plano Diretor Estadual de Turismo; o sistema de sinalização turística em rodovias e vias de acesso aos polos litorâneo e serrano; estudo para identificação de novas oportunidades de negócios turísticos; o desenvolvimento do modelo de rede de centros de atendimento ao turista; e incentivo à formalização das atividades turísticas.

Outra meta estipulada na ocasião foi a de levar para o Rio de Janeiro o Salão de Turismo, que reúne os principais agentes e indutores turísticos, ampliando a visibilidade e a oportunidade de se divulgar o estado para o mercado consumidor.

“Nossa meta é dar ao mercado internacional e nacional maior visibilidade para nosso Estado, ampliando o número de visitantes no interior e também na capital. Temos enorme potencial e precisamos utilizar as ferramentas adequadas para difundir tal realidade”, explicou o Felix.

Sobre as Olimpíadas de 2016, o secretário esclareceu aos deputados que o Rio de Janeiro está preparado para acomodar a demanda gerada pelos jogos e que a capital contará com número quartos de hotéis superior ao esperado.

Serviço
www.rj.gov.br/web/setur