segunda-feira, 23/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoInvestimento em treinamento também é foco entre os melhores do TripAdvisor

Investimento em treinamento também é foco entre os melhores do TripAdvisor


(foto: arquivo HN/Priscilla Haikal)

A consultoria Reflete, focada em RH, realizou uma pesquisa entre os hotéis brasileiros listados pelo TripAdvisor como Melhores no quesito Atendimento, detalhando e avaliando algumas de suas práticas de gestão de pessoas. Entre os dados de destaque aparecem a satisfação do colaborador, gerada por uma remuneração justa e refletida no baixo turnover.

Além disso, outro dado contido na pesquisa aponta o investimento feito por estes empreendimentos no treinamento de suas equipes.  Segundo a publicação, os hotéis respondentes investiram em média 3,6% de seus faturamentos na capacitação de seus funcionários em 2014, e pretendem aumentar este percentual para 5,4% neste ano. As unidades também têm uma média de 50,4 horas de treinamento por colaborador, e a previsão é chegar a 63.


LEIA TAMBÉM


"É fundamental que a programação de treinamentos atenda às necessidades levantadas adequadamente, bem como a um plano de desenvolvimento", recomendam, na publicação, Juliana Marcos Gaia e Pathi Hernández, sócias da consultoria. 

O estudo também avaliou os treinamentos realizados em relação aos segmentos de equipe, apontando que a área operacional é a que passa pelo maior volume de capacitações técnicas, comportamentais, de integração e de qualidade, seguida da equipe comercial e da gerência. Entre a diretoria estão os menores percentuais nos treinamentos de integração e qualidade.

"Constatamos que o processo de Integração é subestimado como ferramenta de engajamento e senso de pertencimento. Em nossa opinião, 100% dos colaboradores deveriam passar pelo Programa de Integração, que abrange não somente a apresentação institucional da empresa, Normas de Conduta e apresentação pessoal, como também conhecimento de todo o empreendimento, departamentos, e arredores", comentam as especialistas.

Serviço
www.refleteme.com.br