Pedro Medina, presidente da entidade You Creo en Colombia
(foto: Giulia Ebohon)
Conquistando cada vez mais representatividade no turismo mundial, a Colômbia – lar de ilhas paradisíacas, de milhares de espécies de pássaros endêmicos, de gastronomia nativa e atrativos culturais – está reforçando, por meio de todos esses aspectos, a identidade do país. Afinal, o que é a Colômbia? Pedro Medina, presidente da entidade You Creo en Colômbia, apresentou hoje (22) à imprensa uma perspectiva acolhedora do país, que por muitos anos foi encoberta por características depreciativas ou inexploradas.
De acordo com o representante da entidade, existe uma sinestesia entre Brasil e Colômbia, não somente no que se refere à natureza – imponente nos dois países – mas no modo de recepcionar pessoas. Essas semelhanças condicionam, entre outros fatores, a colocação do País como quarto maior responsável por emitir turistas para o território colombiano.
O discurso mudou, afirmou Medina. A Colômbia não é mais traficada por Pablo Escobar ou território de guerrilha pelas Farcs, o destino é mais que isso e, é essa identidade positiva e bonita que a entidade busca alimentar com o conceito de Realidade Mágica.
"Existia um hábito bastante comum dos colombianos de se auto depreciarem. O clima de falta de confiança e desesperança era naturalmente transmitido ao turismo. Essa autocrítica vem mudando. Temos que acabar com o ciclo vicioso que compromete a identidade do destino e confiar no ciclo virtuoso".
De forma dinâmica, o ciclo virtuoso foi definido por Medina como medidas que visam propagar uma imagem sustentada pela Realidade Mágica que o destino oferece, seja em suas festas tradicionais, em suas praias desertas ou na natureza exclusiva da região.
"Precisamos de líderes empoderados, capital social e posicionamento. É necessário divulgar a Colômbia, porque não valorizamos aquilo que não conhecemos, então as pessoas têm que querer conhecer a nosso país", concluiu.
Serviço
yocreoencolombia.com/