domingo, 22/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoNegócio é principal motivação dos turistas que chegam em Rio Branco (AC)...

Negócio é principal motivação dos turistas que chegam em Rio Branco (AC) neste mês

   
(foto: arquivo HN/FIlip Calixto)

Uma pesquisa realizada pelo Fecomércio/AC (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre) constatou que o segmento de negócios ainda é o principal propulsor de viagens, neste mês, para o município de Rio Branco, no Acre. Conforme a pesquisa, apenas 12% das pessoas hospedadas atualmente no destino, estão na cidade pelo turismo de lazer. 

Ainda de acordo com o estudo, a taxa de ocupação média atual é de 48%, ou seja, 500 apartamentos são diariamente ocupados no período e, quanto ao movimento dos hóspedes na época natalina, 75% dos empresários e dirigentes da rede hoteleira consideram os dados abaixo da média registrada nos meses anteriores, sendo que 57% afirmam que a redução fica em patamares de 10% a 20%. Apenas 20% se mostram satisfeitos com a atual ocupação.


LEIA TAMBÉM


Na avaliação de 65% dos empresários hoteleiros, o movimento de dezembro é atribuído à tradição das pessoas em viajarem nesta época do ano, mas, para 15%, a ocupação é decorrente de promoções ofertadas ao longo do mês. 

Ainda de acordo com os dirigentes do ramo, 58% dos hóspedes seriam da Região Norte do País, com destaque de 29% de pessoas vindas de Rondônia e, 13%, do Pará. Segundo informações de 60% dos empresários da rede hoteleira, a permanência dos hóspedes é de um a três dias.

O estudo envolveu 18 hotéis em funcionamento na capital acreana, totalizando capacidade de 2,4 mil pessoas em 1,06 mil apartamentos. Para o Ifepac (Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais) o aumento no fluxo de pessoas em Rio Branco demanda por políticas de desenvolvimento estratégico para um crescimento organizado da região, além de investimentos estruturantes para a melhoria no setor hoteleiro representando uma alavanca para o ingresso de divisas para a economia acreana.

Serviço
www.fecomercioacre.com.br