ABIH-BA realizará eventos para fomentar o turismo de Salvador
A hotelaria de Salvador entrou na baixa estação com resultados positivos. Segundo a ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, seccional Bahia), os três indicadores de setor tiveram alta em maio, em relação ao mesmo período do ano passado. O destaque vai para a diária média, que cresceu 25% no mês passado nesta comparação.
De acordo com a entidade, o crescimento expressivo da diária média foi estimulado pela entrada de hotéis de alto luxo em Salvador. Ainda no mesmo comparativo, a ocupação da capital baiana subiu 2,24%, chegando em 49,84%. Esses resultados impulsionaram o RevPar, que atingiu R$ 133,08 na cidade, R$31,4 a mais do que maio do ano passado (R$101,68).
Apesar do balanço positivo, a baixa temporada teve início abaixo do esperado pela categoria. “Esperávamos números mais expressivos pois essa ociosidade de 52,4% revela as grandes dificuldades financeiras por que passa a hotelaria, profundamente afetada pela crise da companhia aérea Avianca, que resultou no cancelamento de voos e na alta de preços das passagens nas últimas semanas. Em alguns casos, o valor das passagens aéreas mais que dobrou, afetando diretamente o desempenho do setor hoteleiro”, afirma Glicério Lemos, presidente da ABIH-BA.
De acordo com dados do Portal Aviação Brasil, o impacto da crise da Avianca tende a ser maior no Nordeste, onde a companhia tem a maior concentração de público. Em Salvador, por exemplo, a empresa foi responsável por 27% dos passageiros embarcados de janeiro a setembro de 2018. Este ano, somente no mês de maio, mais de 160 voos da companhia que tinham Salvador como origem ou destino foram cancelados.
“Estamos muito receosos com os próximos meses, pois o preço das passagens aéreas estão altíssimas, assustando o consumidor que prefere adiar a viagem até os preços se normalizarem”, acrescenta Lemos.
ABIH-BA: como contornar a crise
No intuito de evitar que a crise da aérea afete ainda mais o turismo soteropolitano, a ABIH-BA está investindo em ações de incentivo turístico. “Planejamos Road Shows de capacitação para operadores e agentes nos principais mercados emissores, em parceria com a Prefeitura. Neste mês de junho estamos percorrendo as principais cidades do Paraná. Desde março, estamos também realizando FAM Shows, trazendo operadores para conhecer as novidades de Salvador”, ressalta Lemos.
O presidente ainda destaca parceria com a Braztoa (Associação Brasileira de Operadores de Turismo) para aumento do fluxo de turistas. “Firmamos recentemente um acordo de parceria com a Braztoa para realização do Experiência Braztoa Nordeste 2019, no Hospitality Experience, no dia 7 de agosto. E também para a participação dos associados da Braztoa na Rodada de Negócios, no dia 8 de agosto, no Porto Eventos Salvador.”
Segundo Lemos, estes eventos juntos devem reunir cerca de 1 mil profissionais do turismo na capital baiana. “Iremos proporcionar ao trade turístico capacitação, network, palestras com temas relevantes para o setor , oportunidades de vendas diretas e novos negócios, fomentando a economia local”, complementa.
(*) Crédito da foto: gutolordello/Pixabay