segunda-feira, 23/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoABIH-RJ estima ocupação de 65% no feriado do Dia do Trabalho; prévia...

ABIH-RJ estima ocupação de 65% no feriado do Dia do Trabalho; prévia já aponta 41%

ABIH-RJ - prévia feriadoSegundo a ABIH-RJ, no interior a ocupação prevista é de 71%

A ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro) divulgou pesquisa de ocupação hoteleira para o Dia do Trabalhado (período apurado de 28 de abril a 1º de maio). Segundo a entidade, a média na cidade já registra 41% na prévia, dois pontos percentuais acima de 2017, e pode chegar a 65%. No interior, a previsão é de ter 71% da oferta de quartos ocupadas, contra 68,72% no ano passado.

Segundo a ABIH-RJ, a procedência dos hóspedes é de maioria nacional (77%), tendo São Paulo na liderança entre os mercados emissores. É em função da maior presença doméstica, que normalmente reserva em cima da hora, que a entidade faz a projeção na casa dos 65%. Na orla do Leme ao Leblon, por exemplo, a prévia já aponta 58% dos quartos ocupados.


LEIA TAMBÉM


ABIH-RJ: presença argetina

Apesar da maioria doméstica, Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ, ressalta a grande presença de argentinos no feriado. “Esse feriado vai ser dos sul-americanos. Além da maior procedência de brasileiros, teremos uma invasão de argentinos, basta ver os voos de lá chegando lotados”, afirma Lopes.

Ele acrescenta que, em consulta a Aerolíneas Argentinas, a associação apurou que só, nos dias 28 e 29 de abril, desembarcam mais de 800 argentinos no Rio de Janeiro. “Tradicionalmente, os sul-americanos chegam a representar 20% do nosso total de visitantes estrangeiros, índice crescente cerca de 30% desde a Olimpíada”, comenta.  

O presidente da ABIH-RJ também fez uma avaliação do setor no primeiro trimestre. “O fechamento do primeiro trimestre deste ano aponta um crescimento de 1% na ocupação hoteleira em relação ao ano passado. O acumulado de janeiro a março fechou com 60% e, embora pequeno, o índice positivo aponta para uma recuperação na ocupação e traz previsões otimistas”, conclui.

Vale destacar que, no Carnaval, data importante no calendário, a ocupação hoteleria chegou a XX%.

(*) Crédito da foto: Poswiecie/Pixabay