A abertura do Sofitel Barú Calablanca Beach Resort, na Colômbia, não é uma inauguração qualquer. O início das operações do empreendimento representa também a marca de 400 hotéis da Accor na América do Sul. A região, sob o comando de Thomas Dubaere, e com grande expressividade do mercado brasileiro, segue em plena expansão. Para dar maior suporte ao crescimento, a rede francesa vem reforçando seu comitê executivo.
“Esta é uma ocasião muito especial, porque desde que assumi como CEO da Accor América do Sul, em outubro de 2020, em plena pandemia, venho com toda a equipe trabalhando para a chegada deste momento. Hoje, temos um marco no grupo com 400 hotéis em operação, e queremos muitos mais no futuro”, diz Thomas Dubaere, CEO Accor América do Sul.
Além da inauguração do Sofitel Barú e da superação da marca de 400 hotéis na América do Sul, a Accor acumulou ao longo de 2021 inúmeras outras inaugurações estratégicas. Foram abertos 20 novos empreendimentos na região, sendo 14 em território brasileiro, com destaque para o Ilê de Pipa MGallery Collection, em Tibau do Sul, Natal (RN); a criação do selo “by Mercure” no mundo com duas inaugurações no Brasil; o Novotel Lençóis Paulista, no interior de São Paulo; a chegada na região da marca global de coworking da Accor, WOJO; entre outros.
“Este projeto só foi possível graças a uma parceria estratégica com um grupo de empresários e investidores colombianos – Grupo Argos, Arquitectura y Concreto e Pei – que viram em Barú um potencial para o desenvolvimento do turismo de luxo na região com um projeto vanguardista, responsável e único”, destaca Abel Castro, vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Novos Negócios Accor América do Sul.
“Em 2021, até o momento, também atingimos o total de 11 assinaturas de novos hotéis, o que representa a chegada de 1.615 quartos para o nosso portfólio, sendo 80% franquias. Com isso, a Accor não só acelera seu plano de expansão, como também reforça o seu foco no projeto 42K24, que prevê chegar à marca de 42 mil quartos de hotéis franqueados até 2024”, contabiliza Castro.
Accor e seu novo comitê executivo
O ASAC (Accor South America Committee) se reuniu presencialmente em São Paulo pela primeira vez desde o início da pandemia para celebrar a conquista na região e anunciar reforços em seu corpo executivo.
Marcelo Salomão, diretor de TI para a América do Sul, e Pedro Lopes Cardoso, diretor de Compras passam a integrar o ASAC, juntamente com os executivos Abel Castro, Andre Sena, Antonietta Varlese, Beatriz Tolezano, Fernando Viriato, Franck Pruvost, Magda Kiehl, Mauro Rial, Olivier Hick, Paulo Mancio, Philippe Trapp, Roberta Vernaglia e Thomas Dubaere.
O hotel número 400
Localizado na Isla de Barú, o 400º hotel da Accor na América do Sul é o terceiro Sofitel da Colômbia e o primeiro em um destino de praia. A 25 minutos de Cartagena, o resort conta com 187 apartamentos, 22 suítes e uma suíte presidencial.
“É o primeiro e único hotel, em Barú e no Caribe colombiano, a ter a certificação LEED, reconhecida mundialmente pela excelência em construção sustentável. Este endosso demonstra o compromisso do hotel em ser uma operação sustentável e ecologicamente correta”, completa Dubaere.
O resort conta com três restaurantes e sete bares, todos sob a direção culinária do chef francês, Patrice Guaus. O Restaurante e Bar Calablanca oferece cardápio com as tradicionais cozinhas colombiana e mediterrânea. Outro destaque é o Restaurante e Bar Humo, apenas para jantar, com um conceito robata grill, inspirado nas cozinhas japonesa, chinesa, tailandesa, francesa e peruana.
Os hóspedes também podem desfrutar de espaços sociais ao redor do resort, o que inclui o Lobby Lounge, com uma lista de bebidas clássicas; La Pérgola, um bar com terraço na cobertura; e três bares à beira da piscina.
As características adicionais da propriedade incluem um spa, com quatro cabines, sauna, banho turco e sala de ioga. O resort possui um centro de convenções, com seis salas, além de um kids club.
O Sofitel Barú ainda oferece um programa de aventura, cultural e ao ar livre, atuando em colaboração com a comunidade local para proporcionar experiências imersivas na ilha, como oficinas de trança e sombrero a aulas de música e exposições de artistas locais.
Para os aventureiros, várias atividades recreativas com curadoria local estão à disposição, como tour de bicicleta, caminhada ecológica, passeios de catamarã, passeios em meio a plâncton bioluminescente, experiências de remo, mergulho com snorkel e muito mais.
(*) Crédito das fotos: Divulgação/Accor