O primeiro semestre chegou ao fim para a Accor com um ritmo de negócios forte para as duas recém-criadas divisões do grupo, mostram dados do balanço divulgado hoje (27) pela empresa francesa. Nos seis meses encerrados em 30 de junho, a empresa reportou receita de €2,402 bilhões, alta de 35% em relação ao mesmo intervalo de 2022. Em igual período, o Ebtida bateu em € 447 milhões, aumento de 109% na mesma base de comparação.
No comunicado enviado à imprensa e investidores, a rede francesa informou que o resultado foi balizado por um consistente por uma boa demanda hoteleira, tanto de lazer, de negócios, permaneceu dinâmica, resultando em crescimento nas taxas de ocupação e aumento sustentado da diária média. A Accor informou ainda que, olhando separadamente as duas unidades de negócio, a expansão de receita no primeiro semestre foi de 34% e 40% para as divisões Premium, Midscale e Economy e para a divisão Luxury & Lifestyle, respectivamente.
No quadro abaixo, é possível notar que, na ponta da receita, todas as linhas do negócio apresentaram crescimento de dois dígitos no primeiro semestre. Destaque para a expressiva alta de 52% no faturamento oriundo dos contratos de gestão de franquia na Luxury & Lifestyle.
O lucro líquido da Accor subiu de € 32 milhões no 1º semestre de 2022 para € 248 milhões um ano depois, alta de 675% no período. Em paralelo, durante os primeiros seis meses de 2023, o fluxo de caixa livre recorrente melhorou significativamente, pulando de € 41 milhões, no ano passado, para € 157 milhões em 2023, salto significativo de 282,9%.
“O crescimento da nossa atividade foi muito forte em todas as marcas e mercados. Este desempenho é sustentado pela execução rigorosa da nossa estratégia, pela atratividade das nossas bandeiras e pelo empenho das nossas equipas”, diz Sébastien Bazin, Chairman e CEO da Accor.
“Este dinamismo deverá manter-se nos próximos meses, impulsionado por uma demanda robusta tanto no turismo de lazer, quanto no de negócios. O desempenho nos permite elevar nossa projeção para 2023 e continuar investindo em nossas marcas, talentos e ferramentas digitais”, continua.
RevPar e preços
Ainda na ponta da receita, a Accor manteve a trajetória ascendente dos preços, como observado também nas concorrentes norte-americanas, com impacto determinante no incremento do RevPar global. Isso porque, enquanto a ocupação avançou um dígito mundialmente, os preços mantiveram o crescimento de dois dígitos observado desde o último trimestre de 2022.
Na divisão Premium, Midscale e Economy nas Américas, por exemplo, a alta da diária média no primeiro semestre foi de 27,2% (para € 66), a maior alta entre todas as regiões e unidades de negócio. O resultado indica que os seis primeiros do ano foram extremamente positivos para a operação brasileira, que concentra boa parte desses hotéis.
Ainda assim, por ter uma diária média historicamente mais alta, os hotéis da divisão Premium, Midscale e Economy da região MEASPAC (Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico) registrou o maior crescimento de RevPar (de 50,9%, para € 65) globalmente e entre as unidades de negócio (números completos abaixo).
É importante ponderar que os resultados da região MEASPAC (Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico) têm uma base de comparação anual baixa. Isso porque, há um ano, o mercado de viagens por lá ainda se recuperava, em especial na China, onde ainda vigorava uma política de tolerância zero para Covid-19. Além de ter uma base significativa de hotéis no país, a Accor também conta com um grande inventário em outras praças asiáticas e árabes.
Em função dos bons resultados no primeiro semestre, a rede francesa elevou as projeções para o ano fiscal:
- A alta no RevPar global agora é esperada no topo da faixa de 15% a 20%.
- O Ebitda consolidado agora estimado fica de € 930 milhões a € 970 milhões, contra uma projeção anterior entre € 920 milhões e € 960 milhões.
Pipeline
No primeiro semestre de 2023, a Accor abriu 114 hotéis, representando 14,5 mil quartos. Com isso, a rede francesa fechou a primeira parte do ano com crescimento líquido de 3,5% nos últimos 12 meses. No final de junho de 2023, o grupo tinha uma carteira hoteleira de 805.436 apartamentos, com 5.487 unidades mundialmente.
Já o pipeline global da Accor atingiu 217 mil quartos, com 1.262 hotéis, ao fim de junho de 2023. Entre os destaques, a importante assinatura do primeiro Faena do mercado brasileiro, anunciada em maio. Para este ano, segundo o comunicado do grupo francês, a empresa prevê crescimento líquido do inventário de 2% a 3%.
(*) Crédito da capa
(**) Crédito dos infográficos: Accor