O ibis Styles Faria Lima, em São Paulo, será o primeiro empreendimento da Accor a utilizar as novas tecnologias desenvolvidas pela rede. Visando melhorar a dinâmica das operações e a experiência dos hóspedes, a empresa implementou soluções de check-in online, menu digital, de comunicação e muito mais.
“A Accor tem o compromisso de sempre levar as melhores soluções para seus hóspedes. A ideia de ter soluções na palma da mão, ou melhor, no próprio celular, é agilizar e facilitar a vida do cliente que se hospeda, evitando tumulto e tempo de espera”, explica Thomas Dubaere, CEO Accor América do Sul, região que conta com 400 unidades.
O empreendimento da capital paulista agora utiliza ferramentas como Online Check-in, WhatsApp in Hotel, Pay by Link, Accor Key e o NEO Mobile. “Há um bom tempo a tecnologia vem mudando a estadia dos clientes. Hoje queremos levar a melhor experiência para os hóspedes através de novas ferramentas úteis e tecnológicas”, diz Marcelo Salomão, diretor de TI Accor América do Sul.
Accor: novas tecnologias
A solução Online Check-in funciona quando o hóspede faz uma reserva no hotel. A plataforma faz o envio de um e-mail com um link, direcionando para o preenchimento de seus dados básicos, agilizando na conferência de seus dados no processo de check-in. Após o primeiro preenchimento, com todos os dados obrigatórios e exigidos pelo Ministério do Turismo, as próximas reservas podem ser realizadas pela biometria facial, agilizando suas próximas estadias.
O WhatsApp in Hotel é um sistema que une toda a comunicação do hotel, interna e externa em único número. Internamente, ele substitui os rádios e gera uma comunicação mais efetiva com a governança, restaurante e equipe de manutenção. Já para o cliente, que sempre se comunicará pelo seu WhatsApp pessoal, precisará apenas registrar o número do hotel em seu celular, para que a mensagem seja encaminhada para a área correta, evitando duplicidade de informação.
Uma solução para facilitar o pagamento do cliente é o Pay by Link, onde o pagamento da reserva ou do check-out, é realizado através de um link. O hotel levanta os custos, após o contato do cliente, e com a solução ele pode realizar o pagamento sem necessidade de se dirigir à recepção, evitando filas.
Entrar no quarto através de uma chave digital pelo celular é possível com o Accor Key, uma solução global que abre os quartos a partir do celular do hóspede. Após todo o fluxo de reserva e definição do quarto, logo na recepção, o hóspede recebe um e-mail com um link, direcionando como ele deve seguir para ativar a chave de seu quarto, valendo pelo tempo de sua reserva. O projeto está nos ajustes finais de liberação de utilização.
Todas essas soluções são reunidas no NEO Mobile, um sistema pelo aplicativo que foi desenvolvido para fazer o atendimento mais fluído, pelo smartfone, facilitando toda a operação do hotel e o atendimento do cliente.
Outro produto que ainda está em implementação é o Cardápio Digital. Diferente dos que se veem em restaurantes, ele é focado para o ramo hoteleiro. O hóspede escaneia o QR Code, faz o pedido direto pelo cardápio digital, o restaurante recebe para preparar seu prato, e o cliente pode acompanhar todo o andamento da solicitação.
“Já conseguimos dimensionar o aumento da qualidade e agilidade dos nossos serviços com as soluções implantadas no hotel. Estamos recebendo excelentes feedbacks dos clientes após o uso das soluções”, diz Jean Pierre Jospin, gerente geral do ibis Styles Faria Lima.
O ibis Styles Faria Lima é o hotel piloto que reúne todas essas soluções, mas, de forma separada, esses sistemas estão também em fase de teste em outros hotéis da empresa.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor