sábado, 21/setembro
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Ações ESG elevam satisfação do cliente no Cana Brava

Com uma forte agenda ESG, o Cana Brava All Inclusive Resort vem colhendo bons frutos de satisfação e qualidade. As políticas de conscientização ambiental, assim como as iniciativas de integração com a comunidade local, resultaram em um forte engajamento tanto de colaboradores quanto de hóspedes.

Em 2022, o Cana Brava Resort instituiu suas primeiras políticas de EGC (Estratégia de Governança Corporativa). Os investimentos iniciais em cursos e capacitação para líderes logo deram lugar a um Comitê de Sustentabilidade, que hoje atua ativamente na pesquisa e implantação de iniciativas de ESG.

O empreendimento baiano ganhou força no engajamento, adotando práticas sustentáveis e de impacto social pensadas a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O resort viu a qualidade de seus serviços aumentar proporcionalmente ao quão expressivas eram suas iniciativas.


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Ações educativas

O sucesso das ações voltadas para seus hóspedes – educativas, interessantes e divertidas – foi quase instantâneo. A iniciativa Praia Limpa, com palestras sobre reciclagem seguidas por caminhadas em grupo para coletar resíduos nas praias de Ilhéus, e a trilha até a aldeia tupinambá Taba Jairy, guiada pelo próprio líder do povoado, passaram a proporcionar aos hóspedes imersão e integração com a comunidade e com a natureza local.

“As famílias se divertem. São atividades que pais e filhos, casais, avós e netos, realizam juntos, aproveitam a região e ainda impactam positivamente o meio ambiente. Não imaginávamos que ia ser tão bem recebido, e não tinha como ser melhor”, lembra Tio Well, responsável pelo Esporte e Lazer do Cana Brava. “Depois disso, nosso objetivo se tornou implementar cada vez mais iniciativas com esse potencial de diversão e conscientização”.

O uso cada vez maior de energia solar, além de ser amigável com o meio ambiente, reduz despesas mensais, permite a alocação investimento nos equipamentos de lazer e garante eletricidade de maneira confiável a todo o resort.

A política de redução de desperdício de alimentos e redução de resíduos orgânicos ajuda a manter a saúde do ecossistema da região. “É o nosso compromisso enquanto empresa, e a consequência disso é o retorno também para a comunidade. Nós dependemos de tudo que nos rodeia para receber hóspedes e oferecer uma experiência incrível. Percebemos que precisávamos aliar responsabilidade ambiental, responsabilidade com as pessoas, e hóspedes”, ressalta Ana Carolina D’El-Rei, responsável pelo Comitê de Sustentabilidade.

Parcerias com entidades locais também se tornaram importantes para o Cana Brava. O resort passou a promover um mutirão anual de doação de sangue entre seus colaboradores, voltado para o reabastecimento dos estoques do Hemocentro de Ilhéus. O empreendimento também dá cabo a um programa de capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social que acaba por empregar uma boa parte destes no próprio resort em um acordo com a ONG Amigos Solidários.

“O Cana Brava está atento às mudanças do mercado e percebeu que o perfil do viajante no Brasil mudou – e assim o resort também vem se adequando, entendendo o seu papel enquanto empresa de adotar medidas mais sustentáveis e de impacto positivo no meio ambiente e na comunidade”, diz Maitê Teixeira, gerente Comercial do resort.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Cana Brava Resort