Airbnb e a IA generativa
Além disso, Chesky anunciou planos ambiciosos. O CEO pretende transformar o Airbnb com a adoção da IA (Inteligência Artificial), criando uma nova interface que ajudará a plataforma a atuar como uma companhia cross-vertical, como a Amazon e a Apple. Embora ainda não haja lançamentos de produtos concretos, o executivo prometeu anúncios relevantes ainda este ano, informa o Skift.
O CEO enfatizou que o foco não será na construção de um modelo de linguagem embasado em IA generativa, mas sim em desenvolver uma interface que permita uma experiência personalizada para os usuários. “Imagine um aplicativo que você sente que te conhece, é como o concierge perfeito, uma interface que é adaptativa e evolutiva e mudando em tempo real, diferente de qualquer interface que você já viu antes”.
A visão de Chesky é de uma plataforma que evolua para além de um único segmento de mercado, transformando-se em uma empresa horizontal que ofereça uma gama diversificada de serviços. “Isso nos permitiria ir de uma empresa de único vertical para uma empresa de múltiplos verticais. Porque uma das coisas que notamos é que as maiores empresas de tecnologia não atendem uma única vertical. Nós estudamos a Amazon no final dos anos 1990, início dos anos 2000, quando eles foram de vender livros para vender tudo, ou a Apple quando lançou a App Store. E essas empresas realmente grandes são plataformas horizontais. E eu acho que com a IA e o trabalho que estamos fazendo em torno de interfaces, é isso que o mercado pode esperar de nós”.
Brasil como pilar na estratégia de crescimento da companhia
Este ano, a empresa busca iniciar o processo de garimpar mais oportunidades de crescimento nos mercados internacionais, identificados por Chesky como “sub-penetrados”. “Estamos vendo ótimos resultados após o sucesso que tivemos nos últimos trimestres na Alemanha, Brasil e Coreia”, disse ele. “Agora estamos implementando nosso plano em outros países, incluindo Suíça, Bélgica e Holanda. Mas isso é apenas uma parte de uma estratégia muito maior. Porque sempre acreditamos que o Airbnb estava destinado a oferecer mais do que apenas um lugar para ficar. E agora é a hora de expandir o negócio principal e reinventar o Airbnb”.
A ideia é continuar a expandir o inventário, país por país. “Estamos apenas começando na Coreia”, revelou o CEO. “Estamos apenas começando na Alemanha. Estamos apenas começando no Brasil. O Brasil agora tem o dobro do tamanho do Oeste pré-pandemia, mas vai dobrar novamente. E então vamos continuar. Temos várias fases deste plano e a primeira fase está acontecendo na Coreia, Japão e Brasil. Mas vamos avançar para a próxima fase conforme continuamos a adicionar mais países”, finalizou.
(*) Crédito da foto: Freepik