sábado, 21/setembro
InícioMercadoAirbnb toma decisão importante sobre nova plataforma

Airbnb toma decisão importante sobre nova plataforma

Menos de um mês após lançar suas experiências Icons em parceria com empresas como Disney, Pixar e Marvel, o Airbnb notificou dezenas de operadores de tours e experiências ao redor do mundo que suas ofertas serão removidas da plataforma, aponta o Phocuswire.

“Tomamos a difícil decisão de remover sua Experiência da Airbnb”, escreveu a empresa em um e-mail enviado aos operadores afetados na última sexta-feira. A companhia explicou que a decisão foi tomada após avaliar a experiência – considerando “a expertise do anfitrião, a singularidade e relevância local da atividade, e as avaliações e comentários dos hóspedes” – e determinar que não atende aos nossos padrões.”

O Airbnb removerá essas listagens em 20 de junho, e as reservas para essa data em diante serão canceladas, e os reembolsos enviados aos hóspedes, causando reações negativas entre operadores e experiências. No grupo Tourpreneur no Facebook, dezenas de operadores expressaram surpresa ao receber a notícia.


LEIA TAMBÉM


“Estão removendo minhas experiências que tinham as classificações mais altas na Airbnb. Não faço ideia do porquê estão fazendo isso. Estou triste porque estava recebendo um bom número de reservas,” escreveu Shwetank Tripathi, operador da Índia que recebeu a notificação de que seu tour a pé será removido.

Os operadores também expressaram preocupação sobre a perda de todas as avaliações de clientes que fazem parte de suas listagens na Airbnb.

Impacto nas pequenas empresas

Mitch Bach, CEO da TripSchool e um dos líderes da comunidade Tourpreneur, pontua que muitos operadores receberam a notícia com tristeza. “O Airbnb queria tours exclusivos desenvolvidos especificamente para sua plataforma, estabelecendo regras de exclusividade e dispensando a conectividade de API que efetivamente amarrava os anfitriões exclusivamente ao ecossistema de Experiências. Isso é uma decisão de negócios justa, mas significa que, de repente, remover tanto inventário de tours tem um impacto desproporcional para esses pequenos empresários que às vezes dependem dessa fonte de renda,” pontua..

“Remover esses anfitriões de experiências da plataforma por meio de uma mensagem direta fria anunciando que eles têm três semanas para criar um novo plano de negócios é de muito mau gosto, lamento dizer. Este é, de fato, o maior medo de muitos operadores de tours que trabalham com OTAs: serem tratados não como humanos e pequenos empresários, mas como um simples produto descartável. É um sinal de alerta para qualquer operador de tours e atividades não colocar todos os ovos em uma cesta só”, reforça.

Bruce Rosard, cofundador e diretor Comercial da Arival, acrescenta que, ao contrário do seu negócio de hospedagem única, o Airbnb é apenas uma plataforma de distribuição para experiências. “E desde que foi lançada em 2016, realmente não teve tanto sucesso em comparação com seus pares. A indústria de experiências em destinos continua esperando algo grande deles, mas este é outro exemplo decepcionando a indústria quando tem tanto potencial para ser um grande parceiro”, reclama.

Nova estratégia

No início deste mês, o Airbnb revelou suas novas experiências Icons, provocando reações mistas na indústria, e sugeriu que as ofertas alinhadas com a cultura pop são um sinal do que está por vir.

Na reunião para discutir os resultados do primeiro trimestre, Brian Chesky, cofundador e CEO da empresa, pontuou que a plataforma é como se o Airbnb fosse uma empresa de carros e estivesse começando com um carro de Fórmula 1. A companhia está oferecendo aos operadores cujas listagens estão programadas para serem removidas 30 dias para apelar dessa decisão.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Airbnb