sábado, 21/setembro
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Três perguntas para: Alexandre Gehlen

Graduado em Administração de Empresas pela Castelli e com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral, Alexandre Gehlen iniciou sua carreira hoteleira desde jovem, auxiliando sua avó na administração de uma pousada em Gramado durante as férias escolares. Após uma incursão inicial na indústria química, aos 22 anos, decidiu dedicar-se integralmente ao setor hoteleiro, onde estagiou e posteriormente gerenciou hotéis familiares.

Com vasta experiência no setor, foi convidado por um grupo de investidores para fundar a Intercity Hotels, empresa na qual tem se dedicado à construção, gestão e fortalecimento da marca ao longo dos anos. Além de sua carreira, tem interesse por esportes como vôlei, tênis e atualmente pratica corrida, ciclismo e tênis.

Vale destacar que Gehlen é um dos nomes confirmados para a terceira edição do Hotel Trends Orçamentos. Parceria do Hotelier News com a Noctua Advisory, o evento acontece no modelo híbrido no dia 2 de setembro, com a parte presencial no Novotel Morumbi, em São Paulo.


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Os ingressos podem ser adquiridos no link e, entre as presenças confirmadas, estão nomes como Maína Pietrobelli (Plusgrade), Lizete Ribeiro (Grupo Tauá de Hotéis) e Ulisses Marreiros (Belmond).

Três perguntas para: Alexandre Gehlen

Hotelier News: Com as constantes oscilações econômicas e desafios trazidos pela pandemia, como a Intercity Hotels tem adaptado seu processo de construção de orçamentos para lidar com a incerteza financeira e garantir uma gestão eficaz?

Alexandre Gehlen: Durante a pandemia, adaptamos nosso processo de orçamento para responder às demandas imprevistas. Inicialmente, focamos na redução de custos e ajustamos tarifas para enfrentar a queda na demanda. À medida que o mercado se recuperava, revertemos estratégias, ajustando preços e readmitindo pessoal gradualmente. Desde então, temos observado um crescimento robusto, especialmente na hotelaria de lazer, seguido pela corporativa e eventos. Essa flexibilidade nos permitiu adaptação às oscilações do mercado, mantendo uma gestão eficiente e responsável.

Hotelier News: Como você argumentaria a importância de um orçamento sólido e realista para o sucesso a longo prazo de uma rede hoteleira?

AG: A construção de um orçamento sólido na Intercity envolve uma análise detalhada do mercado e colaboração entre diversos setores, como marketing, vendas e recursos humanos. Utilizamos ferramentas avançadas de Revenue Management para ajustar nosso orçamento diariamente, garantindo que ele reflita a realidade do mercado. Essa abordagem nos permite tomar decisões informadas e estratégicas, fundamentais para sustentar o crescimento e a rentabilidade a longo prazo da empresa.

Hotelier News: Em um mercado hoteleiro cada vez mais competitivo, quais estratégias financeiras o Intercity Hotels tem adotado para otimizar seus recursos e manter a rentabilidade, especialmente considerando os desafios recentes enfrentados pela indústria?

AG: Na Intercity, investimos continuamente em tecnologia para aprimorar a experiência do cliente e a eficiência operacional. Implementamos soluções como check-in automático e um novo aplicativo, o Orange, que permite aos hóspedes acessar informações e serviços diretamente pelo celular. Além disso, valorizamos nosso capital humano por meio de iniciativas como a plataforma Educa+, que capacita nossos mais de 2 mil colaboradores em 48 unidades hoteleiras. Essas estratégias não apenas fortalecem nossa competitividade, mas também sustentam nossa cultura de inovação e excelência no atendimento ao cliente.

(*) Crédito da foto: arquivo pessoal