Leu ai o título da reportagem? Parece uma coisa bem óbvia o que está sendo dita, certo? No entanto, não é tanto assim. O que queremos dizer é que só uma cultura empresarial direcionada para inovação vai permitir a sua organização dar o salto que necessita em diferentes áreas – o que inclui a parte tecnológica, que é apenas um meio, é bom ressaltar.
Agora, como desenvolver essa cultura inovadora? Em especial na hotelaria, essa é uma jornada que, para um ambiente tão pulverizado, é um desafio. Mais ainda, precisa ser estimulada para que possa florescer. A partir desse propósito, uma ação muito interessante está sendo gestada na indústria de viagens brasileira.
O Turistech Hub é uma iniciativa que pretende envolver diferentes atores da indústria, de startups e associações do setor, passando também pela mídia. O Hotelier News, por exemplo, é um dos players dentro do ecossistema de turismo que aderiu ao hub de inovação.
“O hub tem o objetivo de pautar a agenda da inovação em turismo. O ecossistema se guia pela demanda, então quando um segmento como o turismo participa disso, mostrando quais são os desafios, o hub passar a trabalhar a favor dele. Hoje, existem duas grandes necessidades: competitividade e sustentabilidade, pontos que o ecossistema tem condição de oferecer, apresentando soluções inovadores, seja com tecnologia, novos modelos de negócio, novas técnicas e metodologias”, pontua Eduardo Lorea, fundador e CEO da Numerik, responsável pela estruturação do Turistech Hub.
“Assim, nosso principal objetivo é representar essa instância do setor, em que ele diz o que precisa e obtém uma resposta. Ela vem por meio de startups, soluções e angel investors, que aplicam capital onde sabem que há retorno. Se eles passam a entender que o setor está investindo em inovação e tecnologia, o dinheiro com certeza será aplicado” completa.
Com previsão de lançamento oficial para fevereiro de 2023, o Turistech Hub tem uma série de “entregáveis” dentro do ecossistema que será montado, como explica Lorea. “Temos um programa completo, que prevê aceleração de 20 startups por ano, desafios de negócios, que serão abordados em quatro ciclos trimestrais, testes das soluções, encontros e eventos, dois reports anuais de inteligência e duas turmas de formação de líderes para transformação digital no turismo. É um projeto bastante amplo e completo”, pontua.
Adesões
Durante a Rio Innovation Week, aberto ontem (8), no Rio de Janeiro, a Resorts Brasil anunciou adesão ao Turistech Hub, que tem o Hotelier News como media partner oficial. Além da entidade, profissionais bastante reconhecidos no mercado, como Roland Bonadona (Bonadona Hotel Consulting) e Gabriela Schwan (Swan Hotéis) também vêm trabalhando para desenvolver e fomentar mais adesões para a iniciativa.
“Aderimos ao hub porque também buscamos criar, continuamente, inovação no nosso setor. Então, a ideia é trazer os demandantes de inovação – que somos nós, hoteleiros, associações, associados – e, ao mesmo tempo, apresentar as soluções para os desafios que temos. Queremos, com isso, agilizar o processo, fazendo inovação de forma mais simples, barata, ágil e eficaz”, reforça Ana Biselli Aidar, presidente executiva da Resorts Brasil.
“Hoje ainda temos a inovação e tecnologia trabalhando muito forte no lado da demanda, que é plugar o consumidor com a oferta. Nós queremos trabalhar melhor essa questão para trazer eficiência operacional. Então, iremos abordar desde aspectos relacionados à gestão, mas também inovação na parte de desenvolvimento de novos negócios. Sabemos que temos desafios em relação à captação de recursos para desenvolver projetos no turismo e hotelaria, e vimos soluções bem interessantes ao longo do tempo, como condo-hotel e multipropriedade. A questão aqui é: como podemos deixar essas soluções ainda melhores e mais seguras?”, finaliza.
(*) Crédito das fotos: Vinicius Medeiros/Hotelier News