sexta-feira, 15/novembro
InícioMercadoAlta temporada traz previsão de 450 mil vagas temporárias

Alta temporada traz previsão de 450 mil vagas temporárias

Com a chegada das festas de fim de ano, o Brasil deverá criar 450 mil vagas temporárias no último trimestre de 2024, de acordo com a Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário), divulgados pelo O Globo. Embora o número seja ligeiramente inferior às 452 mil oportunidades do ano passado, Alexandre Lopes, presidente da entidade, afirma que o cenário se mantém estável.

A indústria lidera as contratações, representando 45% das vagas temporárias, seguida pelo setor de serviços com 35% e o comércio, responsável por 15%. O segmento de logística também se destaca, impulsionado pelas promoções de datas especiais, como o Dia das Crianças, Black Friday e Natal, que aumentam a demanda no comércio eletrônico.

A conveniência e a praticidade do e-commerce fazem com que os consumidores recorram a ele para suas necessidades de compras, o que em tempos de promoções e datas sazonais impulsiona o consumo e a geração de vagas temporárias, explica Lopes. No setor hoteleiro, o Beach Park, por exemplo, já está promovendo a contratação de 300 vagas temporárias principalmente para a população local.


LEIA TAMBÉM


Essas oportunidades são concentradas em empresas que precisam atender ao aumento de pedidos, especialmente em plataformas de e-commerce, gerando mais empregos temporários durante esse período.

Chances de efetivação

Além das contratações sazonais, há boas chances de efetivação. A Asserttem prevê que 20% dessas vagas temporárias, cerca de 90 mil, devem se transformar em posições permanentes. Esse processo de efetivação varia entre os setores, mas é uma característica consolidada do mercado de trabalho temporário no Brasil, que oferece oportunidades de crescimento para os trabalhadores.

No terceiro trimestre de 2024, o Brasil registrou 610 mil contratos de trabalho temporário, um aumento de 0,5% em relação ao mesmo período de 2023. O levantamento mostra que, apesar da leve retração nas projeções para o fim de ano, esse tipo de contratação permanece uma solução eficiente para atender às demandas de produção e serviços sazonais.

(*) Crédito da foto: Unsplash