sábado, 21/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoApesar da inflação, setor de serviços acelera retomada

Apesar da inflação, setor de serviços acelera retomada

O setor de serviços vem se recuperando gradualmente ao longo do ano. Em outubro, a atividade apresentou um forte estímulo na demanda, além do ritmo de crescimento mais elevado em três meses, apontam dados da PMI (Índice de Gerentes de Compras). Produzido pela S&P Global, o estudo apontou que o indicador subiu de 51,9 em setembro para 54,0 em outubro. 

Mesmo em meio ao cenário inflacionário, o resultado, que se baseou em dados coletados de 16 a 26 de outubro, representa o maior patamar desde julho deste ano. Isso ocorre em virtude do aumento no volume de novos pedidos, visto que a marca de 50 pontos separa crescimento de contração.

“Houve sinais de recuperação no setor de serviços brasileiro à medida que avançamos para o final de 2022, com a demanda mostrando uma resistência considerável apesar de outro aumento nos custos de produção”, afirma Pollyanna De Lima, diretora associada de economia da S&P Markit. “Após três meses consecutivos de desaceleração, a pesquisa PMI indicou maior expansão em novos negócios e na produção”, completa.


LEIA TAMBÉM


Mais oportunidades 

De acordo com a pesquisa da S&P Global, a recuperação das vendas é fruto da ampliação da demanda, da conquista de novos clientes e de eventos maiores. Com maior oferta e busca por serviços, novas oportunidades de emprego surgiram no mercado. Segundo a empresa de pesquisa, outubro superou setembro na criação de vagas, garantindo o 17º aumento consecutivo na geração de postos de trabalho no setor.

A recuperação mais acentuada do setor e a expansão da demanda também fomenta o otimismo dos prestadores de serviços. Com os resultados do mês de outubro, os provedores avaliam que o volume da atividade de negócios continuará crescendo até o mesmo mês de 2023. Ainda assim, o hoteleiro deve permanecer atento, considerando os obstáculos apresentados pelo cenário macroeconômico internacional.

(*) Crédito da foto: Lucas Seixas / Folhapress