Em junho, a Apple anunciou que seu aplicativo Wallet passaria a armazenar as chaves digitais de reservas em hotéis. O processo de check-in deve auxiliar no check-in aos hóspedes e facilitar ainda mais, promovendo pouco contato com a recepção. As informações são da Phocuswire.
A funcionalidade, na verdade, não é vista como o fim dos aplicativos de hotéis, mas sim como complemento. A novidade da Apple será integrada ao iOS 15, sistema operacional atualizado e que inclui a mesma tecnologia do Apple Pay (NFC). É isso que permitirá o acesso do cliente ao quarto somente com o celular.
A chave digital do hotel pode ser emitida por e-mail ou SMS, liberando o acesso a acomodação até mesmo com o telefone bloqueado ou sem bateria. No entanto, a Apple Wallet ainda requer ajuda para conectar a identidade com o acesso.
Avaliar todas as etapas necessárias, incluindo todos os sistemas que precisam se comunicar uns com os outros, ajudará os hoteleiros a entender melhor os obstáculos que ainda enfrentam ao mudar para um processo de check-in totalmente digital.
Apple: segurança e proteção
A prática, como também é visto na compra de passagens aéreas, exige segurança. Por conta disso, o uso da Apple Watch deve ser acompanhado da apresentação de algum comprovante de identidade, seja carteira de motorista ou passaporte, além do comprovante de reserva.
Atualmente, a maioria dos hotéis ainda está adotando como padrão a verificação feita por funcionários. Contudo, é possível que uma tecnologia de escaneamento ocular e fácil seja colocada ao alcance dos hotéis para automatizar o processo de confirmação.
(*) Crédito da foto: Unsplash