sexta-feira, 15/novembro
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Aproximação de iniciativas pública e privada impulsionam turismo em Barra de São Miguel (AL)

barra de são miguelAs praias alagoanas são o maior chamariz de Barra de São Miguel

Região com algumas das praias mais cobiçadas do Nordeste, Barra de São Miguel, no litoral alagoano, tem notado aumento em procura e demanda. A busca por hotéis nas adjacências podem ser indício disso. Numa comparação entre 2018 e 2017, de janeiro a outubro, nota-se que a ocupação hoteleira cresceu 20% e isso não é à toa. O crescimento no fluxo turístico da região está associado a um movimento iniciado ano passado, aproximando prefeitura municipal e empresas que tem no turismo seu ganha pão.

O movimento de melhora começou em 2017, com a posse da nova gestão e, por consequência, chegada de novos secretários. Cláudia Pessôa, que há alguns anos na administração pública do turismo, assumiu a secretaria municipal e, com o apoio dos empresários, deu início a uma série de ações promocionais e de capacitação.
 
"O sucesso que tivemos até aqui nesse processo vem da força da iniciativa privada", aponta Cláudia. "São eles que nos dão suporte , direcionamento e sustentam o que fazemos", completa. De acordo com a gestora, desde o início dos trabalhos, que têm mais de um ano, houve um entendimento de que a força da coletividade era o caminho mais eficiente o benefício de toda a cadeia.


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Em parceria com hotéis, restaurantes, resorts, receptivos e afins, a prefeitura organizou uma sequência de iniciativas de promoção e divulgação do turismo. Na própria cidade, foram organizados alguns eventos de capacitação com trabalhadores, mutirões para regularizar pequenas empresas, além da estruturação de uma política pública para o segmento. Fora do município, começou a haver mais participação em feiras pelo Brasil, agendas com operadoras e mais famtours.

"O resultado almejado é a consolidação de Barra de São Miguel como um importante destino turístico para região. E isso é o que queremos ainda", comenta a secretária. 
Segundo ela, muitas questões já foram melhoradas mas ainda há muito o que fazer. Dentro do quesitos já melhorados estão o atendimento e a atualização dos hoteleiros que realizam reuniões periódicas para debater o funcionamento do mercado, ferramentas de marketing e estratégias de vendas. No lado do que ainda precisa ser feito estão detalhes como monitoramento de desempenho. "Não foi nosso foco no primeiro momento. Mas agora será e teremos melhores indicadores", comenta Cláudia.

Hoteleiros em Barra de São Miguel

A parceria com a prefeitura é tida como benéfica para boa parte dos hotéis da região. Um dos empreendimentos que vê a aproximação com otimismo é o Iloa Resort. "Para nós é fundamental contar com o apoio do poder público. Isso faz a diferença", assegura Felipe Cavalcante, proprietário do Iloa Resort.

Barra de São MiguelIrenio Rocha Junior, José Macário e Felipe Cavalcante, todos do Iloa Resort

De acordo com o empresário, aos poucos, Barra de São Miguel vem se firmando como um destino para turistas de todos os tipos e deixando de ser apenas passagem de poucas horas para turistas que buscam outras regiões.

"Aqui temos praias exuberantes, tesouros naturais como uma reserva de mata atlântica totalmente diversa e locais que estão encantando turistas", conclui Cláudia. 

(*) Crédito da foto: Divulgação/Iloa Resort

(**) Crédito da foto: Filip Calixto/Hotelier News