domingo, 22/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoÀs vésperas de acontecer, Grande Prêmio de Fórmula 1 aumenta expectativa por...

Às vésperas de acontecer, Grande Prêmio de Fórmula 1 aumenta expectativa por atração turística


Grande Prêmio da maior categoria mundial de automoilismo acontece dia 15 de novembro
(foto: divulgação / SPTuris / Beto Issa)

Evento esportivo realizado anualmente na cidade de São Paulo, o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 é ensejo para bom faturamento nos hotéis e crescimento no fluxo de turistas na cidade. Às vésperas de mais uma edição – a corrida está marcada para 15 de novembro -, a prova gera boas expectativas na cidade. De acordo com prévia divulgada pela SPTuris (São Paulo Turismo), 40% do público frequentador da disputa é composto por turistas, sendo 15% deles oriundos do exterior.

Os números, tanto de turistas como de estrangeiros, são os maiores identificados pela organização em todos os eventos contabilizados por ela durante o ano. O perfil padrão do visitante durante esses dias é: homem, com cerca de 35 anos de idade e ensino superior completo.


LEIA TAMBÉM


Os indicativos relacionados ao evento automobilístico deste ano corroboram com o histórico recente do encontro. Segundo a SPTuris, nos últimos dez anos aconteceu uma escalada crescente em todos os índices turísticos relacionados. O mais relevante deles é o impacto econômico na cidade. O gasto médio aumentou ao longo do tempo, passando de R$ 930 em 2004 para R$ 3 mil dez anos depois. 
"Essa grande diferença e crescimento acompanhou a inflação acumulada da última década. E o reflexo na economia também é importante, pois em 2014 chegou à marca de R$ 296 milhões em movimentação na cadeia turística da cidade", destaca João Mihalik, gerente do Autódromo na SPTuris.

Outra mudança aconteceu no tipo de público. Houve aumento de pessoas com mais de 60 anos no evento: em 2004, representavam 1,1% do público total e alcançaram o pico de 7,24% em 2013. 

Serviço
www.spturis.com