Hoje (12) o dia foi cheio de novidades para a Atrio Hotel Management. Além de assumir a gestão do Grand Hotel Rayon, em Curitiba, a rede catarinense anuncia a entrada no segmento de short-term rental, seguindo os passos de outras operadoras nacionais. Em sociedade com outras duas empresas, a operadora lançou a Xtay, que já nasce com 200 apartamentos no portfólio, todos em São Paulo.
A Xtay será totalmente digital, fazendo a gestão de locações de curta e longa temporada de propriedades. Os serviços disponíveis são mostrados no site e no aplicativo, bem como a demanda por locações distribuídas entre investidores. Além de estar voltada ao consumidor, a novata também ajuda incorporadoras e investidores que desejam colocar imóveis para locação.
A Xtay, na verdade, é uma união de expertises. Enquanto a Sanctuary Venture Studio investiu e desenvolveu a plataforma tecnológica que lhe dá sustentação, a My Blend Decoração e Montagens cuida do design dos apartamentos. Já a Atrio fica a cargo do marketing e da distribuição das unidades, seja em canais terceiros (principais OTAs) ou direto (app e site próprio). Já as incorporadoras são parcerias estratégicas, ofertando novos imóveis à base.
Em entrevista exclusiva ao Hotelier News, Paulo Roberto Caputo diz que os planos são chegar a 1 mil apartamentos no portfólio até o final do ano, incluindo ainda outras praças como Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro e cidades nordestinas. “A operação começa em São Paulo, onde as incorporadoras lançaram dezenas de milhares de NRs (não residenciais) e studios que serão direcionados para o segmento de locação”, explica o CEO da Atrio.
Caputo acrescenta que a ideia não é fazer a gestão de imóveis espalhados por diferentes edifícios. “Não faremos gestão pulverizada. Nossa oferta não necessariamente será a de um edifício inteiro, mas sempre pensaremos em endereços Xtay”, explica. “Estamos com o projeto há um ano na rua, fazendo contato com diferentes incorporadoras. A maior parte dos apartamentos que vamos incorporar ao portfólio fica em prédios novos, mas existem edifícios comerciais em boas localizações que podem ser retrofitados – e isso cai como uma luva no segmento. É uma nova geração de flats que está surgindo, ocupando uma lacuna do chamado middle market“, completa.
Na avaliação do CEO da Atrio, o segmento de short-term rental vai crescer muito em São Paulo. Segundo ele, calcula-se que existam cerca de 15 mil NRs na cidade, entre lançados, em construção e já ofertados no mercado. “Ao contrário da hotelaria, o mercado de locação opera sem marcas conhecidas, com milhares de proprietários oferecendo seus imóveis por meio de sites. Agora, levamos uma marca para esse segmento, unindo serviço, tecnologia e design”, diz Caputo. “Já existem outros players atuando no segmento, mas queremos ser a marca mais desejada, apostando alto na tecnologia.”
Atrio: benefícios
Como é uma ferramenta que atua para o melhor de todos os lados (hóspede e proprietário), é possível listar os principais prós para cada um. Portanto, segundo a Atrio:
Hóspede
- Aspecto voltado ao casual e personalizado
- Preço competitivo, localização e espaço
- Distribuição como hotel, com facilidade de encontrar e disponibilidade
- Check-in/check-out e serviços 100% digitais
- Privacidade
- Experiência de morador
Proprietário
- Não há necessidade de se envolver na operação
- Custo da operação é baixo e variável
- Flexibilidade contratual
- Valorização do ativo pela renda
- Opção de renda para imóvel existente
- Solução para projeto e execução da decoração (apartamento novo ou retrofit)
Como reservar?
O processo para fazer a reserva começa pelo site ou aplicativo da Xtay (o sistema também é integrado às OTAs), sendo todo processo automatizado até o check-out. As instruções de check-in são enviadas por e-mail e aplicativo. Depois de concluído, a chave digital é gerada no app ou senha.
Com a chegada ao hotel, o hóspede consegue ir direto para o quarto, sem passar pela recepção, abrindo a porta do edifício e apartamento com a tecnologia contactless do aplicativo no celular (presente em cartões de crédito, por exemplo) ou com a senha. “O cliente vai praticamente conversar com a fechadura, que ele acessa via nosso aplicativo. Já os serviços on demand que ele pode solicitar estão todas disponíveis na plataforma”, explica Caputo.
(*) Crédito da capa: Divulgação/Xtay
(**) Crédito da foto: Arquivo HN