sábado, 21/setembro
InícioMercadoBC tem condições de baixar Selic em agosto, diz ministra

BC tem condições de baixar Selic em agosto, diz ministra

Simone Tebet, ministra de Planejamento e Orçamento, disse recentemente que sua expectativa é de que o BC (Banco Central) comece a baixar a taxa Selic no segundo semestre desse ano. Atualmente, a taxa básica de juros é de 13,75%, a maior em seis anos e meio, aponta o G1.

“Acredito que a partir de agosto já teremos condições de abaixar os juros”, ressalta a ministra. Ela citou, também, as projeções da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, que apontam para um crescimento de 1,9% no PIB (Produto Interno Bruto) neste ano e 2,3% em 2024, além de uma taxa de inflação abaixo de 6% em 2023 e 4% no próximo ano.

“Quando a gente fala de crescimento, fala de arrecadação, receita entrando independentemente de qualquer coisa. Mesma coisa inflação, que continua em trajetória de desaceleração. Saímos de 10%, dois a três anos atrás, esse ano é menos que 6% e 2024 não chega a 4%”, acrescenta Simone.


LEIA TAMBÉM


Entendendo as projeções para a Selic

A próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), órgão responsável por definir a Selic, ocorre nos dias 20 e 21 de junho. Após essas datas, o encontro seguinte está marcado para os dois primeiros dias de agosto.

Em pesquisa realizada na última semana com mais de 100 instituições financeiras, a projeção dos economistas é de que o indicador comece a cair, porém, somente na reunião seguinte, em 19 e 20 de setembro. Visando atingir as metas de inflação, o BC tem informado em seus comunicados que o processo de redução da inflação “demanda serenidade e paciência na condução da política monetária”.

(*) Crédito da foto: geralt/Pixabay