A Booking.com acaba de lançar uma nova pesquisa com foco em viagens sustentáveis, com dados coletados de mais de 31 mil pessoas em 34 países. O estudo anual revela um sentimento contínuo de desejo e conscientização, com 97% dos viajantes brasileiros destacando a importância do tema, a maior porcentagem entre os mercados participantes do levantamento.
No entanto, novos dados sugerem que uma sensação de cansaço está surgindo globalmente, impulsionada pelos desafios contínuos que os consumidores enfrentam para fazer escolhas mais conscientes.
Quando o assunto é o futuro, 87% dos viajantes brasileiros afirmam que desejam fazer viagens mais sustentáveis nos próximos 12 meses. O número coloca o Brasil entre os 10 países que mais desejam viajar desta forma, e os motivos variam desde achar que é a coisa certa a se fazer (31%) até sentir culpa quando fazem uma escolha menos sustentável (55%).
Principais barreiras para os viajantes
No entanto, o sentimento de desânimo ao optar por viagens mais sustentáveis pode estar diminuindo esses percentuais. A pesquisa da Booking.com revelou que, pela primeira vez, alguns turistas não reconhecem a importância de prestar atenção nos impactos de suas escolhas, já que 34% acreditam que os danos existentes já são irreversíveis e que as opções de viagem que fizerem não vão mudar essa situação. E um dado sobre a rejeição do problema é ainda mais alarmante: um quarto dos viajantes brasileiros (25%) não acha que a mudança climática é tão grave quanto parece.
De acordo com o estudo recente, esses dados refletem nas escolhas dos viajantes e, no Brasil, quase um terço (32%) das pessoas considera importante viajar de maneira mais sustentável, mas não acha isso uma prioridade na hora de planejar ou reservar uma viagem. Além disso, 21% dos brasileiros relatam que não aguentam mais ouvir falar de mudança climática o tempo todo. Por isso, uma virada de chave de consciência coletiva é mais importante do que nunca, para garantir que as viagens mais sustentáveis continuem sendo prioridade.
Além disso, 24% acham que o tempo gasto em uma viagem é precioso demais para colocar a sustentabilidade no topo da lista, e mais de um terço (39%) acredita que não faz sentido ser mais sustentável em um destino que não implementa esse tipo de prática.
Responsabilidade compartilhada é uma oportunidade para todo o setor
Por um lado, o levantamento da Booking.com demonstra o sentimento de impotência dos viajantes, mas outros dados mostram a compreensão do papel que os turistas têm para reduzir as consequências negativas que causam na natureza. Afinal, 83% dos brasileiros afirmam que desejam deixar os lugares melhores do que quando chegaram, e 43% acham que eles têm o potencial de neutralizar os impactos sociais das viagens.
O estudo também mostra que metade dos entrevistados (50%) acham que os governos têm o maior potencial para combater os efeitos econômicos, e 48% acreditam que os prestadores de serviço são fundamentais para resolver os fatores ambientais. Além disso, para 44% dos viajantes do país, o governo é responsável por educar as pessoas sobre os impactos das viagens e do turismo.
As responsabilidades ainda se estendem à forma como os consumidores recebem apoio para pôr em prática suas intenções. Encontrar uma acomodação com um ícone de sustentabilidade é atrativo para quase metade dos viajantes (49%), e 76% concordam que todos os sites de reservas de viagens devem usar as mesmas certificações ou rótulos sustentáveis.
O lado bom de ser sustentável
Apesar das novas frustrações, os viajantes que afirmam fazer escolhas mais conscientes também acham que experiências mais sustentáveis estão, na verdade, agregando valor às suas viagens. Nesse aspecto, o Brasil ganha posição de destaque: 72% dos respondentes afirmam que são a melhor versão de si quando viajam de maneira sustentável, comportamento que reflete quando voltam para casa – sendo uma das 10 nacionalidades mais engajadas nesse quesito.
Além disso, 83% acreditam que testemunhar práticas sustentáveis enquanto viajam os inspira a serem mais sustentáveis no dia a dia. Entre os brasileiros que adotaram esses comportamentos, isso foi visto como uma melhoria para 97% que fizeram passeios ou atividades para ter experiências autênticas, locais e culturais, 97% que fizeram compras em lojas pequenas e independentes, e 96% que planejaram as viagens para poder caminhar, andar de bicicleta ou usar o transporte público.
“Embora muitos viajantes tenham mantido um senso de otimismo e o desejo de causar um impacto mais positivo, o setor tem a oportunidade crítica de acelerar os esforços para facilitar essas escolhas para todos”, diz Danielle D’Silva, diretora de Dustentabilidade da Booking.com.
“É importante garantir que opções mais sustentáveis não estejam só prontamente disponíveis, mas também sejam fáceis de confiar e entender. Embora os sinais de frustração do consumidor devam ser uma preocupação, também são um lembrete para manter nosso foco no trabalho impactante que sabemos que pode fazer a diferença não só para viajantes, mas também para comunidades e destinos em todos os lugares”, conclui a diretora.
(*) Crédito da capa: Divulgação/Booking.com