No terceiro trimestre deste ano, a Booking Holdings atingiu resultados robustos, com crescimento significativo em acomodações alternativas e vendas de passagens aéreas, incentivadas pela forte demanda nos mercados asiáticos e europeus. A empresa também vem dando importantes passos em seus avanços tecnológicos, com foco em IA (Inteligência Artificial), reforçando sua missão de fomentar viagens mais conectadas.
A companhia norte-americana registrou crescimento significativo em diversos indicadores, destacando alta de 8% em reservas de quartos na comparação com mesmo período do ano anterior. “Estamos satisfeitos em relatar um crescimento nas reservas de quartos reservados, superando nossas expectativas anteriores. O maior impulso para este desempenho foram os resultados na Europa”, explica Glenn Fogel, CEO da Booking Holdings.
No meio do ano, em julho, um relatório da Conversion mostrou a Booking como líder das empresas de turismo no e-commerce. As reservas brutas de viagens, que representam o valor total das reservas realizadas pelos clientes (incluindo impostos e taxas), totalizaram US$ 43,4 bilhões, crescendo 9% em relação ao terceiro trimestre em anterior.
As receitas totais alcançaram US$ 8 bilhões e refletiram 9% de crescimento. Na mesma base de comparação, o lucro líquido foi de US$ 2,5 bilhões e o lucro por ação diluído foi de US$ 74,34, aumento 7% em relação ao ano anterior.
O lucro líquido ajustado foi de US$ 2,8 bilhões, crescimento de 9%, com um lucro por ação ajustado de US$ 83,89 e alta de 16%. O Ebitda Ajustado foi de US$ 3,7 bilhões, representando 12% de incremento ante mesmo recorte de 2023.
Booking e IA
Além do bom desempenho antes do ano terminar, a Booking mantém os investimentos em tecnologia. Em comunicado oficial, a empresa informou sobre uma atualização do seu planejador de viagem baseado em IA.
Ao todo, portanto, são três novidades. Veja:
Property Q&A
Agora, os usuários podem perguntar sobre aspectos específicos dos empreendimentos. Dessa forma, a ferramenta de IA generativa fornece informações relevantes sobre a propriedade, além de avaliações de outros usuários e fotos.
O objetivo com isso é que dúvidas sejam sanadas de maneira concisa em um canal direto e simples. No fim, a decisão do consumidor sobre este ou aquele local conta com mais confiança.
Smart Filter
A busca simplificada pode ser utilizada para os usuários descobrirem empreendimentos personalizados e alinhados com o próprio perfil. Com uma procura por “hotéis com academia, bar na cobertura e vista para o mar”, por exemplo, o planejador trabalha para elencar propriedades que atendam a estes pontos.
Dessa forma, a filtragem manual perde sentido dentro da plataforma, economizando tempo e buscando assertividade para a escolha do usuário.
Review Summaries
A Booking.com está testando resumos de avaliações, elaboradores com base nos dados da plataforma, visando fornecer insights rápidos para o usuário sobre uma propriedade. O ponto om isso é diminuir a fricção e levar as principais informações.
Após otimizações adicionais, a ferramenta de IA condensa as avaliações em resumos personalizados. Neles, os destaques levam em conta o que é mais importante para cada viajante.
Plano de expansão
A primeira versão da ferramenta foi lançada nos EUA em junho de 2023, há pouco mais de um ano. A Booking.com oferece a funcionalidade no Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e Cingapura.
Para os próximos meses, além de ter uma versão de desktop, a companhia pretende ampliar o planejador de viagem para mais países da Europa:
- Alemanha
- Espanha
- França
- Itália
- Países Baixos
- Polônia
Ainda não há informações sobre a chegada do planejador de viagem ao Brasil.
(*) Crédito da foto: Jas Rolyn/Unsplash