domingo, 22/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoBrasil estima receber 500 mil turistas durante Jogos Olímpicos, no Rio de...

Brasil estima receber 500 mil turistas durante Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro



Vista do Rio de Janeiro
(foto: divulgação/Riotur/Fernando Maia)

Pela primeira vez os Jogos Olímpicos e Paralímpicos chegam à América do Sul e terão o Brasil como País sede. O grande evento, que começa no dia 5 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro, deve receber entre 350 a 500 mil visitantes, segundo dados do Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). 

De acordo com Vinícius Lummertz, presidente da Embratur, com a experiência que o Brasil adquiriu em grandes eventos nos últimos anos, como a Rio+20 e a Copa do Mundo, o País não só vai aumentar o fluxo de turistas nacionais com os Jogos Olímpicos, como vai bater os recordes de turismo internacional alcançados no ano passado. "Os grandes eventos são o ticket de entrada na grande disputa do turismo internacional”, acredita.


LEIA TAMBÉM


Além da cidade do Rio de Janeiro, principal cartão-postal usado pelo governo brasileiro para atrair turistas ao País, outras cidades brasileiras também estão sendo apresentadas no exterior. “Desde que o Brasil foi anunciado como sede da Olimpíada, a Embratur e o Ministério do Turismo desenvolvem estratégias voltadas para promover o Brasil como sede dos grandes eventos esportivos e atrair ainda mais turistas estrangeiros”, declarou Vinícius Lummertz.

Dentre essas estratégias, é possível destacar a campanha "Brazil is open for you!", que convida cidadãos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e do Japão a conhecer o Brasil. A iniciativa pretende alcançar mais de 70 milhões de pessoas desses quatro países, que, recentemente, foram liberados de apresentar o visto para entrar no Brasil.

A liberação de visto para esses turistas, um trabalho da Embratur junto ao Ministério de Relações Exteriores, deve-se a grande tradição olímpica desses países, que têm histórico importante de emissores de turismo para o Brasil. 

Nos últimos dez anos, por exemplo, os Estados Unidos foram responsáveis por emitir 600 mil visitantes por ano ao Brasil. O país é o segundo maior emissor de turistas para o Brasil, ficando atrás apenas da Argentina, que soma 1,6 milhão de turistas.

Serviço
https://www.brasil.gov.br/