quarta-feira, 25/setembro
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Calendário de feriados prolongados em 2025 anima turismo

O calendário de feriados prolongados de 2025 deve animar os brasileiros após um 2024 com menos emendas. Dos 13 feriados nacionais, nove cairão em dias úteis de trabalho, podendo render folgas prolongadas, aponta a Folha de São Paulo. Para o turismo e a hotelaria, cria-se um cenário positivo em relação à demanda de lazer, mas preocupante para o corporativo, apesar do crescimento do bleisure.

No próximo ano, os feriados nacionais serão o Ano Novo, Sexta-feira Santa, Páscoa, Tiradentes, Dia do Trabalhador, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados, Proclamação da República, Dia da Consciência Negra e Natal, além de seis datas de ponto facultativo, sendo elas o Carnaval, Quarta-feira de Cinzas, Corpus Christi e as vésperas de Natal e Ano Novo.

Cabe lembrar que mais feriados prolongados significam oportunidades para incremento de receita nos empreendimentos hoteleiros. No ano passado, marcado por diversas folgas ao longo do ano, o setor focou no RM (Revenue Management) para criar estratégias que maximizassem os resultados, focadas em pilares como valor percebido do hóspede em relação ao produto e balizamento com a concorrência na praça onde o empreendimento está inserido.


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Comportamento do consumidor

De acordo com dados divulgados pelo Kayak no ano passado, os brasileiros estão mais focados em feriados prolongados para viajar. O relatório Tendências de Viagem apontou que, nos últimos anos, os turistas têm buscado viagens com cada vez mais antecedência para períodos como as férias de julho e o recesso de final de ano.

Uma tendência que pode se repetir em 2025 é o aumento das viagens de curta distância, como aconteceu no ano passado, segundo dados da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). No ano que vem, dois feriados caem em segundas-feiras, permitindo a famosa “emenda” com o fim de semana, e outros quatro caem em quintas-feiras, podendo virar feriados prolongados.

Para a hotelaria, principalmente no lazer, esses períodos geram oportunidades para desenvolver estratégias com o público regional, tendência que ganhou ainda mais força durante a pandemia. Por outro lado, um ponto que merece atenção é o encarecimento do turismo durante essas datas, reforçando a necessidade de um planejamento antecipado.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que, no ano passado, os feriados prolongados foram responsáveis por aumentos de 0,45% no preço de hospedagens em outubro e 2,17% em novembro.

(*) Crédito da foto: Pixabay