sábado, 21/setembro
InícioLobbyCelso Sabino assume oficialmente comando do MTur

Celso Sabino assume oficialmente comando do MTur

Fim da novela no MTur (Ministério do Turismo). Celso Sabino foi nomeado hoje (14) como novo ministro da pasta, após a saída de Daniela Carneiro do cargo, segundo o UOL. A entrada do deputado do União Brasil no comando do órgão foi confirmada no Diário Oficial da União.

A publicação confirma também a exoneração “a pedido” de Daniela do cargo. A troca foi anunciada ontem, após pressão do União Brasil, atual sigla de Sabino. Com o anúncio de seu nome, o novo ministro divulgou um vídeo no qual agradece ao presidente pela confiança e à bancada do partido na Câmara dos Deputados. “Assumo a pasta com muita responsabilidade, disposição e vontade”, diz.

Além das questões partidárias, o nome de Daniela já vinha sofrendo desgaste desde o início do governo, em janeiro. Na época, se tornou pública a participação da família de um miliciano em campanhas da ex-ministra e na gestão de seu marido, Waguinho, prefeito de Belford Roxo (RJ).


LEIA TAMBÉM


Ao reforçar o acordo com o União Brasil, o governo deseja conseguir mais apoio no Congresso, mas também abre espaço para questionamentos a respeito da representação feminina em sua gestão. Sobre isso, Lula ressalta que a saída de outras ministras é apenas especulação.

Celso Sabino: carreira

Recém-empossado, Sabino tem longa trajetória política. Em 2010, elegeu-se como deputado estadual no Pará. No ano seguinte, ocupou o cargo de secretário estadual de Trabalho, Emprego e Renda.

Em 2013, filiou-se ao PSDB e, no mesmo ano, assumiu a presidência do Instituto de Metrologia do Pará. Em 2014, foi eleito deputado estadual pelo partido e exerceu novo mandato entre 2015 e 2018, ano em que foi eleito deputado federal, atuando de março de 2019 a janeiro de 2021 como vice-líder do partido no Pará.

Em 2021, saiu do PSDB e, no ano seguinte, foi eleito o novo presidente da Comissão Mista de Orçamento da Câmara. Sabino é graduado em Administração de Empresas pela Unama (Universidade da Amazônia) e em Direito pelo Centro Universitário do Estado do Pará. Também possui MBA em Gestão Financeira e Controladoria, Administração e Negócios pela Fundação Getulio Vargas, doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidad del Museo Social Argentino, e pós-doutorado em Ciências Jurídico-Econômicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

(*) Crédito da foto: Reprodução/Info Money