domingo, 22/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoCenário econômico instável coloca Colômbia na rota de opções para viagens internacionais

Cenário econômico instável coloca Colômbia na rota de opções para viagens internacionais

 
Entardecer no Litoral da Colômbia
(fotos: divulgação/Proexport Colômbia/Colombia Travel) 

O aumento expressivo do Dólar vem impactando positivamente na incidência de turistas estrangeiros em terras colombianas. Conforme dados do Procolombia – organização governamental com o objetivo de promover o turismo no destino – o poder de compra de turistas no país cresceu 65%.

Diante de um cenário de instabilidade econômica é esperado que destinos com mior custo-benefício ganhem destaque entre as opções de viagem, é justamente esse comportamento que vem sendo notado na país hermano.


LEIA TAMBÉM


De acordo com a organização, um estrangeiro na Colômbia gasta em média US$ 1.045 em uma viagem de 15 dias, incluindo acomodação alimentação, lazer e entretenimento. Em 2014, este valor era cerca de COP $ 2.018.940. Hoje, está em torno de COP $ 3.337.730, um crescimento de 65,32% na comparação.

Entre julho do ano passado e deste ano, o número de estrangeiros residentes fora da Colômbia que visitaram o país aumentou 17,1 % em comparação ao mesmo período entre 2013 e 2014, coincidindo com o aumento do valor da moeda norte-americana.

No entanto, outros fatores também são considerados como impactantes na decisão do viajante como: experiências turísticas, conectividade da malha aérea e melhoria dos serviços.

"A Colômbia é um destino mais barato para os viajantes estrangeiros após um aumento no valor presente do Dólar. Os bens e serviços são menos caros para eles e a oferta local é mais competitiva graças à redução dos preços de pacotes turísticos, incluindo hospedagem", afirma Alejandro Peláez, diretor da Procolombia no Brasil.

Desde 2010, a taxa anual de turismo internacional para a Colômbia foi quase três vezes maior em comparação com a taxa do mundo. De acordo com os dados do Ministério de Turismo, o país recebeu 4,1 milhões de viajantes, representando um crescimento de 11,9% em comparação com 2013.

Serviço
www.procolombia.co