sábado, 21/setembro
InícioLIFESTYLEGastronomiaChef Aprendiz chega à fase final da 10ª edição

Chef Aprendiz chega à fase final da 10ª edição

O 10º ciclo de oficinas de gastronomia do Chef Aprendiz Fraternidade está prestes a encerrar. Para fechar a edição deste ano, os jovens participantes da campanha apresentarão seus menus autorais para chefs e donos de restaurantes parceiros, que estão com vagas abertas em seus estabelecimentos. A competição final do projeto social acontece no próximo sábado (26), no Hotel Renaissance, em São Paulo. A final da última edição da competição foi recepcionada pelo Grupo Hyatt.

Para quem não conhece, o Chef Aprendiz Fraternidade é uma iniciativa em que jovens de 17 a 24 anos participam de um ciclo de 40 oficinas, com aulas teóricas e práticas de gastronomia e de autodesenvolvimento. O objetivo é prepará-los para a vida e o mercado de trabalho. Antes apoiada por financiamento coletivo e leis de incentivo, a campanha agora conta pela primeira vez com patrocínio privado da associação Abadhs e diversas empresas.

Encerramento

Na ocasião, os participantes preparam e apresentam, em grupos, menus completos (entrada, prato principal e sobremesa). Visando dar oportunidades de ingressar no mercado de trabalho, o júri é composto por representantes do Handz by Rodrigo Einsfeld, Hotel Emiliano, Accor-Hotel Pergamon, Grupo Raízes, Duas Terezas e Più Restaurante.


LEIA TAMBÉM


“Acredito que o projeto Chef Aprendiz fortalece o indivíduo, que, mesmo em alguma situação de vulnerabilidade, é apresentado ao mercado de trabalho tendo ressaltadas suas qualidades pessoais e profissionais”, comenta Breno Berdu, chef executivo do Hotel Emiliano São Paulo. “Alguns chegam ao primeiro emprego com histórias de superação que poucos passam em uma vida inteira. É justamente esse poder de superação que traz um tempero para uma gastronomia necessária e mais diversa”, conclui.

Afora a competição final, os jovens também terão a oportunidade de conversar com participantes de edições anteriores para trocar experiências e vivências. Com isso, os veteranos do Chef Aprendiz Fraternidade podem inspirar os atuais integrantes com suas trajetórias em cozinhas parceiras do projeto, que já capacitou 136 jovens. Destes, segundo a organização, 72% já trabalham ou estão participando de entrevistas de emprego.

“Além das oficinas diretamente relacionadas ao mercado gastronômico, os jovens passam por dinâmicas de autoconhecimento, educação financeira, sustentabilidade, entre outras”, complementa Beatriz Mansberger, fundadora do projeto. “A competição final é uma oportunidade para os participantes mobilizarem toda a bagagem adquirida no processo e surpreenderem os jurados, além de ganharem autonomia para seguirem mais confiantes para o mercado de trabalho”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Rafael Coelho Martinez/Chef Aprendiz Fraternidade