segunda-feira, 23/setembro
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Peter Kutuchian: Chieko Aoki e a “Alma da Hospitalidade”

Foi excelente ter ido na abertura do Congresso da Blue Tree Hotels, que está sendo realizado até a quinta-feira (20), na unidade da Faria Lima. Rever alguns amigos, entre eles Maria Rosa Leroy, Andreas Pohlmann, Juliane Corredato e Cincinato Lui e ouvir Chieko Aoki sempre aquece a alma de um hoteleiro.

A Sra. Aoki, como todos a cumprimentam, apresentou alguns pontos que permeiam a “Alma Blue Tree”. São eles:

1) Aprofundamento na essência da hospitalidade.
2) Propósito de vida (ikigai) com profissionalismo, excelência, boas energias pelo bem-estar das pessoas.
3) Engajamento, união e espírito coletivo.


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E que denotam a essência de cada uma delas:

1) Gerar oportunidade de desenvolvimento às pessoas.
2) Desenvolver a hospitalidade brasileira.
3) Elevar o padrão de serviços do Brasil.

Para explicar melhor, ela foi além: “Podemos construir um futuro próspero e harmônico se nos conectamos e cuidamos uns dos outros com fraternidade, o que promove os laços da amizade e da família. Queremos ser exemplos de acolhimento com o coração, profissionalismo e humanidade, reconhecendo a todos como uma grande família humana unida, coesa, inclusiva e coletiva”, disse a presidente da Blue Tree Hotels.

Durante sua fala, a Sra. Aoki abordou também como a rede que lidera obteve recorde nos resultados e no faturamento dos seus 23 hotéis, além de 100% de satisfação dos investidores. “Afinal sem eles não existiríamos, não é verdade?”, confidenciou comigo a sempre elegante “Dama da Hotelaria”.

Pessoas formam a egrégora da “Alma da Hospitalidade”

Todo esse processo me trouxe a mente a verdadeira essência da hospitalidade. Algo que, de uns tempos pra cá, foi meio que esquecido por alguns outros players, sejam eles hotéis de redes ou independentes.

Cada vez se fala mais em resultados, cortar custos e diminuição do breakeven, cujo encurtamento se fez graças à pandemia. Não que isso esteja errado, mas é preciso sempre lembrar das essências que permeiam aquilo que estão ao nosso redor.

Kit de mimos entregue aos convidados tem itens escolhidos por Chieko Aoki e
que representam a alma Blue Tree

No entanto, vejo que a verdadeira alma hoteleira também se desenvolveu. Muito se falou durante os diversos speeches de quão importante é poder acompanhar as novas gerações que estão aí e que tanto podem nos ensinar. Da mesma forma que nossos filhos ensinam e nos mantém na linha de frente, na crista da onda. A troca sempre foi e sempre será a necessidade básica da humanidade. Não haverá replacement de qualquer espécie androide nesse quesito. A teoria precisa da prática e vice-versa.

A abertura do Congresso Blue Tree 2023 mostrou também a importância de ter conhecimento nas esferas de distribuição, capitaneadas pelo RM (Revenue Management), da sustentabilidade tecnológica, ambiental e social, além do enaltecimento das parcerias.

Agora, o que mais me deixou tocado foi poder reviver, pelas palavras da Sra. Aoki e do próprio CEO da Blue Tree, Felipe Nishimura: quem faz acontecer todos os processos são as pessoas, e que o respeito, a humildade e o reconhecimento é que criam a egrégora do negócio. Sem os profissionais que fazem essa indústria, o encantamento não existe.

Vida longa à alma da hospitalidade!

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O paulistano Peter Kutuchian é o fundador e CEO do Hotelier News. Formado em Administração de Empresas com ênfase em Hotelaria, iniciou sua trajetória na hotelaria, em 1991, no Maksoud Plaza como recepcionista. Depois, atua como Caixa da Recepção na gestão Sheraton da unidade Mofarrej. Entrou na Meliá como gerente noturno do Gran Meliá WTC (atual Sheraton) e depois já como gerente geral, fez a implantação e abertura de duas unidades na capital paulista, uma no Itaim e outra em Moema. Em 2001, deixa a hotelaria e atua na webBusiness, empresa que dá origem à Omnibees no Brasil. Em 2003 funda o portal de notícias.

(*) Legenda da foto da capa: parte da equipe do Blue Tree Hotels

(**) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News