sábado, 21/setembro
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Clever Data Studio e os benefícios do cruzamento de dados

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Cada vez mais, os dados se tornam o verdadeiro petróleo do mundo digital. Essas informações valiosas permitem análises mercadológicas assertivas e conduzem os gestores a tomadas de decisões baseadas no perfil detalhado de seu público-alvo. Mas chegar a tais conclusões nem sempre é uma tarefa fácil. O setor hoteleiro, por exemplo, é permeado por uma verdadeira avalanche de conteúdos oriundos de diferentes departamentos, o que dificulta o tratamento desses elementos. E é exatamente nesta questão que o Clever Data Studio atua.

Após um extenso trabalho de campo com seus clientes, a Clever Hospitality Analytics identificou as principais dores dos hotéis quando o assunto são dados. Segundo Filipa Castilho, Key Account Manager da empresa, o cruzamento de indicadores está no topo das dificuldades do segmento.

“Fizemos diversas entrevistas com nossa base de clientes que nos mostraram o que estava em falta. O cruzamento de dados foi apontado como um fator relevante, pois o trabalho gasto com análises de informações demandava muito tempo dos gestores”, explica a executiva.


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Dentro da operação hoteleira, Filipa destaca a área de Gastronomia como uma das mais complexas em termos de análise. “Tudo que não é ligado a hospedagem não contava com uma ferramenta analítica específica para consulta de dados. Este foi um dos principais pedidos dos clientes que nos levou a desenvolver o Clever Data Studio”, acrescenta.

Como funciona

Em formato cloud, a ferramenta permite o cruzamento de diferentes indicadores operacionais, como receita por departamentos, categorias de apartamentos, spa e períodos determinados de tempo. As informações são transpostas em uma tabela que será a base para a geração de relatórios.

“Podemos dividir os dados em diferentes indicadores e recortes, como país emissor, departamentos, grupos, agências, etc. Os relatórios podem ser gerados diariamente, semanalmente, mensalmente, ou seja, de acordo com o período de tempo a ser analisado pela gestão”, pontua Filipa.

Para uma melhor visualização dos resultados, o Clever Data Studio também fornece análises em gráficos. Os relatórios podem ser enviados por email e compartilhados com as equipes envolvidas nas tomadas de decisão de determinadas áreas.

O Data Studio também pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada empreendimento. Se um hotel precisar de um indicador específico, por exemplo, existe a possibilidade de inclusão no sistema. “Analisamos caso a caso. Se existir a viabilidade técnica, nossa missão é promover uma constante melhoria para os hotéis”, comenta a executiva.

Filipa reforça que o Clever Data Studio está em fase de lançamento mundial. “Todos os nossos clientes já podem adquirir a ferramenta e os novos também”.

A plataforma da Clever é integrada com o PMS e POS (Point of Sale) dos hotéis. “O Clever Data Studio ainda oferece integração de back office para análises de rentabilidade e custos. A ferramenta aponta quais as receitas de produtos vendidos à parte, seus gastos e lucros”, complementa Filipa.

Por meio de histórico de dados e reservas futuras, os hotéis têm a possibilidade de traçar estratégias de vendas e consumo interno, bem como a definição de valores a serem aplicados nas tarifas. “É uma ferramenta analítica que busca dados de PMS e POS para que as tomadas de decisão sejam fáceis e assertivas. Por exemplo, se uma bebida foi muito vendida em determinado dia e horário, a gestão pode fazer alguma ação em cima dessa informação”.

O sistema pode ser implementado em mais de uma unidade, com o mesmo login, permitindo uma visão macro para redes com muitas propriedades sob sua gestão.

Suporte e treinamento

A Clever fornece todo o suporte, treinamento e implantação necessários. Os canais de comunicação estão disponíveis 24 horas, com atendimento humanizado durante o horário comercial. “Os clientes podem abrir um chamado que a equipe fornecerá a orientação necessária”, explica Filipa.

Os canais de atendimento são via telefone ou email, com a possibilidade de chamada de vídeo, se necessário. Para o mercado brasileiro, o suporte é local e não depende do fuso horário da matriz europeia.

“É natural que os dados recolhidos por si só sejam fundamentais para a operação hoteleira. Mas é a capacidade de apresentação dos dados organizados do Clever Data Studio que lhes concede significado para a gestão estratégica do negócio hoteleiro”, finaliza Filipa.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Clever