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Com módulo de comparação de preços, cliente Letsbook aumenta 50% os usuários no funil de compra

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Quando o assunto é vendas online, um dos grandes desafios é compreender o comportamento do cliente na jornada de compra e encontrar fatores que estimulem a conversão. Sabendo que no setor hoteleiro um dos fatores determinantes é o preço, esse desafio se torna ainda maior em vista das ofertas intermediárias, pois além de conduzir o cliente para plataformas terceiras, o fazem perder a visibilidade do melhor valor disponível, que está no site do próprio hotel. Mas a Letsbook encontrou um caminho para esse problema.

Para aplicar a sua estratégia de canais próprios e reverter esse cenário, a Atlantica Hospitality International buscava uma solução automatizada que unisse três pontos importantes: monitoramento de mercado, gestão de receitas e vendas diretas. Com isso, a Letsbook e a OTA Insight, somaram suas expertises para implantar um módulo de comparação de preços no site próprio da rede, uma inovação inédita no mercado brasileiro e agora nativa do Motor de Reservas da Letsbook, capaz de trazer benefícios para o hotel e consumidor.

“Trazer visibilidade sobre a melhor oferta que o cliente pode aproveitar na sua reserva com certeza é um elemento de peso na decisão de compra. Mas trazer clareza para essa informação e a praticidade de analisar mais ofertas em um único canal no momento estratégico da jornada gera um imenso impacto positivo na percepção do cliente e, consequentemente, nas vendas diretas do empreendimento”, afirma Gisele Puccinelli, Customer Success na Letsbook.


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Como funciona o módulo comparador de preços?

A ferramenta conecta os dados das tarifas de intermediários (provenientes da OTA Insight) ao Motor de Reservas da Letsbook. Na prática, o módulo de comparação de preços funciona da seguinte forma: quando o cliente fizer uma pesquisa no site do hotel e uma promoção estiver ativa, ele também vai conseguir visualizar as ofertas de outros canais para a acomodação no mesmo período.

Com o módulo inserido em uma das etapas finais do processo de compra, ambas as partes saem ganhando. Enquanto o cliente passa a ter acesso a menor tarifa sem precisar sair do site para realizar outras buscas, também recebe uma experiência de compra e navegação personalizada para fazer a sua reserva.

Já os hotéis recebem vantagens valiosas e que fazem a diferença para vender e lucrar mais. Uma vez que o módulo gera aumento do tráfego direto, consequentemente potencializa a conversão no seu próprio site, ou seja, a mais lucrativa. Além disso, contribui para a criação de um relacionamento com o cliente, tendo em vista que nesse processo de compra seus dados serão adicionados ao Lets CRM, podendo assim iniciar uma comunicação personalizada.

Os resultados da inovação na Atlantica Hospitality International

Além de aplicar a sua estratégia de canais próprios, a Atlântica precisava realizar uma análise mais aprofundada das métricas relacionadas à conversão e comportamento no Motor de Reservas do seu site.

Para isso, a operadora utilizou o módulo comparador de preços da OTA Insight integrado ao Motor de Reservas durante o período de janeiro e fevereiro de 2023 e analisou seus resultados com base no período anterior a sua implementação, com a mesma duração.

Alex Dorighel. Diretor de E-commerce & Loyalty na Atlantica Hospitality
Encontramos o melhor dos dois mundos, afirma Dorighel

Dentre os resultados obtidos com o uso da ferramenta, além do crescimento de 19% no número de usuários que chegaram ao Motor de Reservas, os percentuais que mais se destacaram em relação ao volume de usuários por etapa em comparação ao período anterior foram:

  • Nas páginas de itens extra, houve um aumento de 50% de usuários, o que significa a efetividade da ferramenta para que os clientes avancem nas etapas do funil de compra.
  • O incremento de usuários avançando para as etapas de pagamento e finalização de reservas foi de 17%. Além disso, a taxa de conversão da rede aumentou 16% no período de ativação do comparador.

Mais do que resultados positivos para o site da Atlantica, os números demonstram o grande potencial que a ferramenta ganha quando aplicada ao Motor de Reservas da Letsbook e o quanto pode contribuir para as vendas diretas da operadora, mesmo lidando com um fator determinante tão delicado para os clientes como o preço.

“Conectando o módulo comparador de preços ao Motor de Reservas do site da Atlantica, encontramos o melhor dos dois mundos em uma única ferramenta. Ao mesmo tempo em que podemos gerar benefícios reais para nossos clientes melhorando sua experiência de compra, também trazemos resultados relevantes para o negócio e aumento de receita” comenta Alex Dorighel, diretor de E-commerce, Loyalty e Planejamento na Atlantica.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Letsbook