Em um estudo recente, a Deloitte prevê que, até 2024, os gastos com viagens corporativas voltarão ao nível anterior à pandemia. Essa visão é ecoada em dados da Accor, em que 57% dos entrevistados esperam um aumento no orçamento para viagens em 2024 relação ao último ano. As informações direcionam para um ponto que já vinha sendo discutido no setor: os eventos corporativos vão alavancar a demanda de grupos este ano. E, de acordo com o Hospitality Net, para aproveitar essa procura, é bom estar atento às tendências de mercado.
O crescimento da indústria global de reuniões e eventos está estimado em US$ 1,439 trilhão, o que representa um aumento de 7,5% desde 2019. Outro ponto de atenção é o aumento de cerca de 20% nas práticas sustentáveis no segmento MICE. Projeta-se, ainda, que 60% dos gestores adotem tecnologias de inteligência artificial para impulsionar a organização das confraternizações.
Com o aumento no fluxo de encontros presenciais, a tecnologia deve se tornar ainda mais importante. De acordo com um levantamento realizado pelo Upmetrics, 40% dos orçamentos de eventos corporativos serão alocados em tecnologia. Ao abraçar a automação de sistemas de vendas e catering, os hotéis podem redefinir as estratégias para receber grupos e simplificar tarefas, dedicando mais tempo aos clientes e ao fechamento de negócios, além da preparação do evento em si.
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Impacto e estratégias para hotéis
Para os hotéis, o cenário significa uma necessidade crescente de adaptação tecnológica. A análise de dados torna-se fundamental para entender as preferências dos clientes e antecipar tendências emergentes. De acordo com o Bizzabo, por exemplo, espera-se que 70% dos locais ofereçam inspeções de espaço virtuais — o seu espaço de eventos, hoteleiro, é equipado para isso?
Outra demanda crescente é a por espaços de eventos e reuniões exclusivos, privados. De acordo com o NorthStar Meeting Group, a demanda por exclusividade deve crescer em 25%. Além disso, como anteriormente citado, a adoção de práticas sustentáveis e a promoção de diversidade e inclusão continuam sendo estratégias atuais.
À medida que o cenário de reuniões e eventos evolui, os hotéis que abraçam a tecnologia e respondem proativamente às mudanças nas expectativas do cliente estarão melhor posicionados para prosperar este ano.