Com a transformação digital ganhando cada vez mais espaço na hotelaria, diversos empreendimentos e redes estão apostando forte em conteúdo para atrair clientes, elevar a fidelização e as experiências e, no fim da linha, garantir maior lucratividade. Mas você, hoteleiro, sabe como planejar o conteúdo do seu empreendimento de forma estratégica?
Primeiramente, é necessário entender que, para construir um planejamento que faça sentido para cada empreendimento, é preciso ter em mente alguns pontos fundamentais do marketing de conteúdo e, hoje, a HSMAI compartilha algumas dicas que irão ajudar o seu hotel a elaborar uma estratégia de marca e aproveitar o potencial do conteúdo para atrair novos clientes e alavancar as vendas.
Principais insights
Seu público-alvo deve ser o foco principal do conteúdo: uma falha comum é criar conteúdos que podem ser compreendidos facilmente para o time interno, mas não necessariamente pelo público do empreendimento. Entenda quem são essas pessoas para o seu negócio, do que elas precisam, quais são suas dores, dúvidas e curiosidades. Por meio de um conteúdo bem estruturado, é possível dar essas respostas para atrair o potencial cliente.
Criação de conteúdo é informação: seja online ou offline, qualquer informação que você produza para atrair clientes pode ser considerada uma estratégia de marketing de conteúdo. Por isso, entenda qual tipo de comunicação que o seu público é mais adepto e, a partir disso, defina o que mais faz sentido de ser abordado.
Criar um blog é apenas um dos passos: o blog é importante para divulgar informações sobre seu empreendimento e gerar credibilidade, mas também colabora para o bom ranqueamento do site do seu hotel nas plataformas de pesquisa e é um bom instrumento para fazer parte do planejamento de comunicação 360°. Uma dica é levar o conteúdo do blog em diferentes formatos para as mídias sociais, pois isso cria maior circulação dos leads entre todos os canais.
Você não precisa postar todos os dias: qualidade não está diretamente ligada a quantidade. Opte por criar conteúdos relevantes e atrativos para o seu público. Seja nas redes sociais ou em algum outro canal, o conteúdo precisa estar de acordo com o que o seu potencial hóspede deseja ver.
Siga um planejamento: compreendendo as necessidades e urgências do seu público, crie conteúdos alinhados com o calendário de sua marca. Aproveite datas comemorativas, crie campanhas de curto, médio e longo prazos. Seguir um planejamento estruturado torna mais fácil mensurar os resultados de cada campanha.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Unna Hospitality