Que o turismo reage, todos os nossos leitores já sabem. Estudos mostram que os brasileiros desejam viajar e essa vontade vêm se refletindo em resultados concretos, especialmente em destinos de lazer. Outro bom indicativo do aquecimento do mercado vem das redes sociais e isso é particularmente relevante porque os consumidores têm hábitos de compras cada vez mais digital e, claro, Instagram, Facebook e WhatsApp são canais de venda importantes atualmente. Então, vamos celebrar, porque menções a viagens estão bombando nas rede sociais, mostra estudo da Comscore.
Segundo o levantamento, o segmento de viagens concentra 70 milhões de usuários únicos nas redes, representando 56% da população digital. Além disso, nota-se uma curva ascendente no interesse dos usuários pelo tema na internet. Apesar do número de usuários ter caído 14% de janeiro de 2020 a maio deste ano, a média de minutos de audiência por pessoa cresceu 88%. Na avaliação da Comscore, uma provável razão é que o viajante pode estar mais detalhista e criterioso na busca do seu próximo destino.
“É compreensível que se tenha uma maior preocupação a respeito dos critérios de segurança e sanitização adotados pela cidade e/ou país que se deseja visitar. Isso demanda mais tempo nas análises online em busca do próximo destino”, comenta Eduardo Carneiro, diretor geral da Comscore no Brasil.
Ele acrescenta que os números da pesquisa apontam também uma mudança considerável nos hábitos dos consumidores. “Os hábitos de consumo foram totalmente transformados pela pandemia, mas notamos que o setor de turismo, que foi duramente afetado pelas restrições sanitárias, já começa a restabelecer sua forte presença”, declara.
Outro dado positivo medido no levantamento é o interesse real do usuário em viajar. Segundo a pesquisa, 54% dos usuários pretendem viajar de avião nos próximos meses. Ah, e se sua marca pretende se comunicar com esse cliente em potencial, seja mobile first. Isso porque o estudo mapeou que 93% dos usuários consomem informações sobre viagens apenas pelo celular.
O relatório da Comscore apontou também as marcas da indústria de viagens que mais se destacam nas redes sociais. Veja abaixo, por segmento:
Companhias aéreas
- 1º Gol
- 2º Azul
- 3º Latam
- 4º Azul Viagens
- 5º TAP
Empresas de transporte
- 1º Uber
- 2º InDriver
- 3º BlabBlaCar
- 4º 99
- 5º Localiza
Hospedagem
- 1º Booking.com
- 2º Trivago
- 3º Airbnb (Brasil)
- 4º Airbnb (global)
- 5º Kayak
OTAs
- 1º Priceline.com
- 2º Expedia Group
- 3º Decolar
- 4º CVC
- 5º Hurb.com
O leitor deve ter percebido que, mesmo quando se fala de marcas de hospedagem, hotéis e redes hoteleiras não são citadas. Sim, as empresas mencionadas investem muito mais em mídia digital do que grupos da hotelaria, mas é interessante também notar que o consumidor associa o segmento a OTAs. O estudo da Comscore também traçou um perfil do usuário que pretende viajar nos próximos meses. Veja abaixo:
(*) Crédito da foto: Edeltravel/Pixabay
(**) Crédito dos infográficos: Comscore