sábado, 21/setembro
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Confiança do consumidor chega ao menor patamar em 6 meses, diz FGV

Ainda que o mês do Carnaval simbolize bons resultados para o comércio como um todo, fevereiro deixou aquém a confiança do consumidor. Segundo dados da FGV (Fundação Getulio Vargas), o ICC (Índice de Confiança do Consumidor) atingiu seu menor patamar em seis meses no período.

O indicador teve queda de 1,3 ponto frente a janeiro, chegando a 84,5 pontos — menor nível desde agosto de 2022 (83,6 pontos). A redução da confiança do consumidor brasileiro se deu, principalmente, pela percepção de piora na situação atual, com destaque para as famílias de menor renda.

“No geral há uma percepção de piora da situação atual, que é mais percebida pelas famílias de menor poder aquisitivo. As perspectivas ainda são cautelosas, apesar de os consumidores ainda serem otimistas em relação ao mercado de trabalho”, avalia Viviane Seda Bittencourt, coordenadora das Sondagens do FGV-Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da FGV).


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“O contexto econômico das famílias se altera pouco: maior endividamento, taxas de juros elevadas, desaceleração da atividade econômica e a elevada incerteza devem manter a confiança em patamares baixos em 2023”, completa a coordenadora.

Situação atual

Balizando os resultados do ICC, o ISA (Índice de Situação Atual) — que mede a percepção dos consumidores sobre o momento presente — recuou 1,8 ponto em fevereiro, para 69,3 pontos. Este foi o pior nível desde maio de 2022 (69,1 pontos).

Já o IE (Índice de Expectativas), indicador do sentimento sobre os próximos meses, perdeu 0,9 ponto, para 95,8 pontos.

“O contexto econômico das famílias se altera pouco: maior endividamento, taxas de juros elevadas, desaceleração da atividade economica e a elevada incerteza devem manter a confiança em patamares baixos em 2023”, alerta Viviane.

(*) Crédito da foto: StockSnap/Pixabay