Os principais executivos para as regiões da América do Sul e Caribe das mais importantes redes mundiais estiveram presentes no evento: Paulo Pena (Wyndham); Jorge Giannattasio (Starwood); Laurent de Kousemaeker, (Marriott); Arturo García Rosa, presidente da SAHIC; Ted Middleton (Hilton); David Berg, CEO (Carlson); e Patrick Mendes, (Accor)
(foto: divulgação / SAHIC)
Realizado nos dias 28 e 29 de setembro, em Lima, no Peru, a 7ª edição da SAHIC (South American Hotel & Tourism Investment Conference) reuniu cerca de 350 participantes, vindos de 20 países, que estiveram presentes em um dos mais importantes encontros de investimentos da América do Sul.
Para Arturo García Rosa, presidente e fundador da SAHIC, o Brasil e a Argentina são os dois países da região que registraram o maior crescimento de chegadas internacionais, entre os anos de 2006 e 2014. O Equador também apresentou um crescimento significativo, entre 2010 e 2014, e a América do Sul, como um todo, recebeu quase o mesmo volume do que o México.
Carlson
David Berg, CEO do Carlson Hospitality Group, anunciou que o Brasil oferecerá à sua companhia grande oportunidades de desenvolvimento. “Temos planos para acelerar o crescimento da Carlson Rezidor com novas construções e reformas da marca Radisson, bem como nos concentrar no segmento mid-scale com a Park Inn by Radisson. Continuaremos focados em manter uma sólida parceria com a Atlantica Hotels”, disse o principal executivo do Grupo, que revelou o início do desenvolvimento da marca Radisson Blu em destinos de chegada internacional.
Hilton
Ted Middleton, vice-presidente sênior de Desenvolvimento para as Américas da Hilton Worldwide, explicou que aproximadamente 75% dos projetos da carteira da companhia na região são para as marcas Hilton Garden Inn e Hampton by Hilton. “Ambas têm atraído tanto investidores quanto viajantes em mercados que não necessitam de hotéis que ofereçam todos os serviços. Temos percebido também um contínuo interesse em nossa principal marca, Hilton Hotels & Resorts e, também, para DoubleTree by Hilton, graças ao reconhecimento na região, assim como um interesse crescente nos segmentos de luxo e life style, como a marca Curio, que está fazendo sua estreia na América Latina.
Marriott
O diretor geral de Desenvolvimento para a América Latina e o Caribe, Laurent de Kousemeaker, comentou que a Marriott está concentrada em entrar no mercado com as marcas AC, Residence Inn e Fairfield. “O nome Marriott está consolidado mundialmente, porém a diversidade de nossas marcas é algo que ainda não está bem aclarado na América Latina”, explicou.
Starwood
Para Jorge Gianattasio, vice-presidente sênior e diretor de Operações para a América Latina da Starwood, quase 65% dos hotéis da região são independentes, índice que nos Estados Unidos é de 40%. “Por isso lançamos nossa nova marca Tribute Portfólio, destinada a esse segmento. Como nem todos os empreendimentos são de categoria upper-upscale, o que é necessário para estarem com a Starwood, entendemos que existem hotéis independentes fascinantes, em destinos únicos, e que se encaixam perfeitamente na Tribute Portfólio, e se beneficiando de toda a rede de vendas, dos canais de reservas globais da Starwood, e que conta com mais de 20 milhões de associados no programa de fidelidade da companhia, o SPG”, explicou.
Wyndham
Paulo Pena, presidente de Desenvolvimento para a América Latina e o Caribe do Wyndham Hotel Group, informou que o crescimento do Grupo na região alcançou a marca de 146 empreendimentos, lideradas pelas aberturas no Brasil e Peru, com as marcas Wyndham Hotels & Resorts e Tryp by Wyndham. O número de habitações ultrapassou as 17 mil, distribuídas em 17 países com as marcas Wyndham Grand, Wyndham Hotels and Resorts, Wyndham Garden Hotels, TRYP by Wyndham, Wingate by Wyndham, Microtel Inn & Suites by Wyndham, Ramada, Ramada Encore, Days Inn, Super 8 e Howard Johnson.
Pena destacou a estreia do World Trade Center da Tryp by Wyndham na Cidade do México, e o primeiro Tryp dentro de um aeroporto internacional, o de Guarulhos, em São Paulo.
Peru
A vice-ministra de Comércio Exterior e Turismo do Peru, María del Carmen de Reparaz, comentou que atualmente existem 33 projetos hoteleiros para serem desenvolvidos em 14 regiões do país, num investimento que ultrapassa a cifra de US$ 241 milhões. Os destinos compreendem: Arequipa (7); Loreto (3); Ica (3), Puno (3); Lima (2); Madre de Dios (2), Cusco (2); Amazonas (2); Tumbes (2); Huanuco (2), La Libertad (2); Cajamanca (1); Junín (1) e San Martín (1).
Premiações
Como Hoteleiro do Ano, foi agraciado Francisco Levine, da Atton Hotels, pelo importante crescimento da marca na região; e como Melhor Hotel Inagurado no ano, o W Bogotá, da Colômbia, que se distinguiu pelo design, tanto das habitações, como de sua estrutura.
A próxima edição da SAHIC já tem data e local definidos, acontece em Guayaquil, no Equador, nos dias 26 e 27 de setembro de 2016.
Serviço
sahic.com