Marcelo Bicudo, da Markam, Paulo Gustavo Gomes, da Blue Tree, Keith Matsumoto, do Google, Gabriela Otto, da GO Consultoria, e Lilian Faria, da Gol
(fotos: Juliana Bellegard)
Como turbinar as vendas online? A pergunta, pertinente num mundo quase totalmente conectado, aparece com frequência entre os temas debatidos no segmento hoteleiro. Para trazer uma luz ao assunto, o primeiro Painel HSMAI Brasil trouxe dois especialistas no ramo digital para dar dicas e falar sobre as melhores práticas de e-commerce e marketing digital. O evento aconteceu na manhã de hoje (10) no Pullman São Paulo Ibirapuera, "casa" da HSMAI ao longo de 2015 e que sediará outros eventos do calendário da organização.
Nesta edição, participaram Keith Matsumoto, analista da Indústria de Turismo do Google, e Lilian Santos Faria, gerente de Marketing Digital e E-Commerce da Gol. A atividade foi mediada por Paulo Gustavo Gomes, gerente de Marketing e Comunicação da Blue Tree Hotels e integrante do board da HSMAI Brasil. O primeiro tema a ser apresentado foi a jornada do viajante, e como isto pode ser usado como base para o desenvolvimento de sua estratégia de vendas.
Matsumoto falou sobre a escala de probabilidade de compra dentro desta jornada, desde o momento em que há o potencial comprador e a chance da viagem acontecer até a pesquisa pelo destino/passagem/hotel e o momento onde o cliente entra no seu site. Nas duas primeiras etapas, o trabalho para alcançar este viajante é de branding; nas duas últimas etapas, onde há mais probabilidade de compra, aposta-se na performance. "Fazer um trabalho de mídia do Google ou em outros canais não dará resultado se o seu site não está preparado para converter o acesso em compra", apontou o executivo, destacando a necessidade da agilidade e praticidade.
Gabriela apresenta a HSMAI aos hoteleiros presentes
Na hora de fazer os famigerados links patrocinados e outros tipos de mídia do Google, o executivo explicou que é importante dar lances e investir primeiramente na sua própria marca. Com os resultados disto, é hora de apostar em palavras relacionadas ao seu produto e, numa terceira etapa, anunciar em buscas que tenham afinidade com a sua marca, por conta da amplitude desta busca. "Defenda sua marca. A cada mês, um usuário visita mais de 2.000 páginas. O que diferencia a sua? Conteúdo", disse.
Já Lilian destacou a importância do mobile, frisando o potencial de crescimento – no Brasil, apenas 5% de todas as transações online são feitas por estes dispositivos – e o despreparo da maioria das empresas – apenas 9% dos e-commerces no mundo têm site responsivo ou adaptado para mobile. Outro fator importante de se considerar é a multiplicidade de telas que o viajante usa – 85% dos consumidores online começam a compra em um device e termina em outro.
Para transitar neste ambiente, a executiva destaca a importância de um bom CRM e da atenção aos dados, que é o que vai permitir que o hoteleiro conheça seu consumidor e atenda-o adequada e personalizadamente. "Fala-se muito em Big Data, mas o que a gente faz com a informação. Informação sem ação não é nada", apontou. Bom conteúdo para seu site e investimento em segmentação são outras estratégias para ser lembrado pelos clientes.
Serviço
www.hsmaibrasil.org