sábado, 21/setembro
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Daniel Topper: Black Friday: por trás dos dias de descontos, meses de preparação e negociação com parceiros

A Black Friday é uma das datas mais esperadas do setor de serviços e varejo e, neste ano, é ainda mais especial para o Turismo. Será a primeira no pós-pandemia com a abertura de destinos internacionais para brasileiros e com uma expectativa positiva para 2023 para o segmento como um todo.

Para muitas pessoas, a Black Friday é um evento que acontece apenas em novembro, mas para os profissionais envolvidos, é algo que vem acontecendo há meses. Para ter sucesso em vendas nessa época do ano é fundamental traçar uma estratégia e preparar os times para proporcionar um atendimento com o mesmo padrão de qualidade.

O time de Conteúdo, por exemplo, responsável pelo conceito e identidade visual da promoção, inicia o planejamento do ano seguinte logo que a Black Friday termina, com um balanço de acertos e melhorias. O time Comercial também entra em ação com bastante antecedência, contatando os principais parceiros para alinhar e negociar as melhores condições. Já os profissionais de TI e do time de Atendimento se preparam para receber um alto pico de demanda e garantir que o site funcione normalmente e proporcione a melhor experiência para o cliente.


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Com a Tripulação Zarpo preparada e times alinhados, o trabalho vai se intensificando conforme a data se aproxima. É um período de muita pressão para a indústria toda; muitas vezes, a decisão sobre a oferta de Black Friday é tomada de última hora, uma vez que o parceiro precisa considerar as reservas existentes, fazer projeções de venda e ocupação, etc. Nosso papel como agência de viagem é selecionar e destacar as melhores promoções para diferentes perfis de clientes. A organização prévia, feita ao longo dos meses, é chave para garantir essa curadoria e oferecer o melhor serviço e as melhores ofertas.

É a partir dos processos realizados ao longo dos meses que observamos as tendências de mercado e conseguimos entender quais tipos de viagem são mais interessantes para os nossos clientes. Neste ano, acompanhando o movimento de todo o setor de varejo e serviços, nós revimos nosso modelo de campanha promocional de tempo limitado para incluir ofertas de Black Friday desde o início do mês.

Já entre as ofertas, oferecemos descontos para destinos internacionais, uma demanda que está retomando progressivamente. No ano passado, muitos países ainda tinham restrições para viajantes e os consumidores estavam muito cautelosos na hora de reservar uma viagem para o exterior. Nos últimos meses notamos um crescimento do interesse por destinos fora do Brasil. Por isso, incluímos mais hotéis e pacotes internacionais na Black Friday do Zarpo.

A reserva com passagens aéreas também deve chamar a atenção de clientes neste período, tanto para viagens nacionais quanto internacionais. Durante boa parte do ano, o preço das passagens aéreas se mantiveram além dos valores pré-pandemia. Muitas pessoas estão aguardando a Black Friday para garantir passagens com valores melhores.

Com relação à expectativa, acredito que teremos uma grande Black Friday, talvez maior do que em anos anteriores, devido a uma série de fatores. Esse otimismo também é sentido pelos nossos parceiros, já que vários deles apontam que deve ser uma campanha com ótimos resultados.

*Daniel Topper entrou no Zarpo em janeiro de 2020 como CEO. Ele acumula cerca de 15 anos de experiência em empresas de e-commerce e tecnologia, tanto na Europa quanto na América Latina, com passagens pela Cdiscount, Via Varejo, Loggi e Mirakl. Nascido na França, em Paris, Daniel tem 36 anos e vive no Brasil desde 2014. Ele tem um MSC em Management pela HEC Paris.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Zarpo