sábado, 21/setembro
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Daniel Topper: Expectativas vs realidade: a importância de se adaptar diante dos desafios

Estamos chegando ao fim de mais um ano. Com certeza, foi um período que trouxe grandes desafios e aprendizados para todos, incluindo para os profissionais do setor de turismo. Após 2021, ano em que a retomada foi particularmente expressiva para o Zarpo com um ano de recordes em vendas, a expectativa para 2022 era de que esse movimento continuaria com um ritmo ainda mais acelerado. A realidade é que, para o turismo como um todo, o ano foi mais conturbado e atípico do que planejado.

O impacto mundial da Guerra da Ucrânia e o aumento da inflação, com tarifas aéreas e o custo de vida mais caro, tiveram um impacto na demanda dos clientes ao longo do segundo semestre. Com isso, muitas famílias tornaram-se mais cautelosas com despesas destinadas a lazer e viagens; essa cautela é evidenciada por ciclos maiores para concluir reservas e visão crítica das opções de parcelamento oferecidas.

Uma pesquisa realizada pelo Zarpo mostrou que 20,8% dos nossos clientes passaram a viajar de carro e 6,1% aproveitam uma mesma viagem para conhecer mais de um destino, por conta do valor das passagens aéreas. O mapeamento desse tipo de comportamento nos faz entender melhor o perfil de viagem que é buscado diante desse cenário e como podemos pensar em estratégias para oferecer a melhor experiência nesse sentido.


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A resiliência foi, mais uma vez, uma característica essencial para passar por 2022. Diferente dos anos anteriores, em que as projeções já acompanham o cenário pandêmico, neste ano as expectativas começaram muito altas e a realidade se mostrou diferente. Revisitamos nossas estratégias e adequamos a nossa oferta à demanda em constante evolução, um reflexo do momento atual.

Ainda que com desafios, podemos celebrar conquistas e resultados promissores. Em novembro, durante a Black Friday do Zarpo, os nossos números de vendas superaram as nossas expectativas e resultados pré-pandemia.

Outra grande conquista para nós em 2022 foi o lançamento do Zarpo Connect, plataforma White Label que leva 11 anos de tecnologia e de experiência Zarpo para players de outros segmentos. Vivemos então a grande experiência de desenvolver uma nova vertical de vendas B2B2C, levando o Zarpo a novos públicos, como o dos clientes Privalia, diversificando nosso negócio e nos tornando cada vez mais uma travel tech.

Para 2023, a minha expectativa é para um cenário otimista. Existe, ainda, um certo receio devido ao contexto econômico geral. De qualquer forma, acredito que o importante é criar metas e estratégias, ter expectativas, e, acima de tudo, lidar com os desafios apresentados ao longo do caminho e se adaptar.

Afinal, o mundo segue em constante mudança. Transformações e adaptações são necessárias ao longo do processo.

*Daniel Topper entrou no Zarpo em janeiro de 2020 como CEO. Ele acumula cerca de 15 anos de experiência em empresas de e-commerce e tecnologia, tanto na Europa quanto na América Latina, com passagens pela Cdiscount, Via Varejo, Loggi e Mirakl. Nascido na França, em Paris, Daniel tem 36 anos e vive no Brasil desde 2014. Ele tem um MSC em Management pela HEC Paris.