sábado, 21/setembro
InícioMercadoDecameron e Wyndham planejam finalizar integração em 1 ano

Decameron e Wyndham planejam finalizar integração em 1 ano

Em maio, a Wyndham Hotels & Resorts anunciou mais uma parceria de peso com foco na América Latina. A Decameron All Inclusive Hotels & Resorts, com forte atuação na região, passa a fazer parte do sistema de vendas da gigante norte-americana, assim como do programa de fidelidade Wyndham Rewards. Com o acordo comercial, as redes planejam finalizar a integração de portfólio dentro de um ano.

Ao todo, nove propriedades da Decameron integrarão a base da Trademark Collection e Ramada, se beneficiando das plataformas de vendas, marketing e tecnologia da Wyndham, além dos mais de 100 milhões de membros do Wyndham Rewards. A Decameron segue como proprietária dos resorts e responsável pelas operações.

Cinco empreendimentos da rede colombiana serão integrados à Trademark Collection, enquanto outros quatro passarão a levar a chancela Ramada. No total, 2,6 mil UHs a mais entrarão no sistema da Wyndham. A parceria ainda será responsável pelos primeiros hotéis all inclusive Ramada.


LEIA TAMBÉM


Para selar a aliança, os executivos de ambas as empresas se reuniram no Grand Decameron Panamá ao lado de jornalistas do trade para celebrar o acordo e dar novos detalhes. O empreendimento panamense é, inclusive, o projeto piloto da integração comercial entre os grupos hoteleiros.

A coletiva de imprensa contou com a presença de Fabio Villegas; CEO da Decameron; Gustavo Viescas, presidente da Wyndham para a América Latina; Ximena Gómez Hanssen, vice-presidente Comercial da Decameron; Maria Carolina Pinheiro, vice-presidente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Wyndham para a América Latina e Jimena Faena, vice-presidente de Marketing Latam da gigante norte-americana.

União de forças

Do lado da Decameron, a força de marketing, distribuição, fidelidade, tecnologia e ampla presença nos EUA são diferenciais. Os destinos escolhidos para iniciar a aliança (México, Jamaica e Panamá) são vistos pela rede colombiana como estratégicos para seu público-alvo. Villegas acredita que parcerias como estas são uma grande tendência no pós-pandemia.

“A hotelaria mundial buscou maneiras de crescer no mercado e grandes acordos fazem parte dessa trajetória. Acredito que, falando de América Latina e Caribe, esta é a maior. Encontramos a possibilidade de unir o melhor de cada empresa. No caso da Wyndham,  o apoio e capacidade de distribuição digital nos darão um importante suporte”, disse Villegas.

Decameron - Viescas_e_Villegas
Viescas e Villegas comentaram sobre parceria

Para Viescas, ainda é cedo para dizer quais os reais objetivos financeiros da aliança em percentuais ou números totais. A integração tecnológica faseada deve concluir seu primeiro hotel dentro de 60 dias. “Uma vez completado esse processo, poderemos ver onde queremos chegar financeiramente”, pontuou ao destacar a importância do segmento all inclusive para a Wyndham, que conta com cerca de 40 propriedades no modelo na América Latina e Caribe.

O presidente da rede norte-americana salientou que levar a bandeira Ramada para o segmento all inclusive é um importante passo após a entrada da marca no mercado de resorts. “É uma bandeira bem posicionada e acreditamos no êxito dessa novidade”. Sobre um possível Ramada all inclusive no Brasil, o argentino não destacou a possibilidade.

Por enquanto, a integração se limitará aos nove resorts já anunciados, mas a Decameron não descarta uma possível expansão para os demais empreendimentos. Viescas, por sua vez, avalia a união de forças como um processo complexo, que leva tempo, porém afirmou que a Wyndham deixa o caminho aberto para reforçar a parceria no futuro.

Questionado sobre o interesse de desenvolver um resort da Decameron em terras brasileiras, o CEO revelou que, antes da pandemia, o país estava na rota da expansão da rede, mas que, infelizmente, a crise adiou os planos. “É um mercado muito interessante para nós não apenas como destino, mas como emissor de hóspedes para o restante do portfólio. Ficaríamos muito felizes em abrir um resort lá”.

(*) Crédito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News