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Decolar pode expandir fora da América Latina em novo acordo com o Expedia

Duas gigantes de viagens online firmaram um acordo de 10 anos que promete alavancar o segmento B2B. Decolar e Expedia Group fecharam uma parceria que permite que a OTA com sede na Argentina expanda sua oferta hoteleira de forma independente fora da América Latina — seu principal mercado, segundo informado pelo Skift.

Este novo acordo, efetivo a partir de 1º de janeiro de 2025, aprimora as estratégias B2B e M&A da Decolar, mantendo o acesso à oferta de hospedagem do Expedia. Em troca, a Expedia garante uma porcentagem das reservas globais de hotéis da Decolar e direitos exclusivos de distribuição na América Latina.

Sob uma parceria estabelecida em 2015, a Decolar estava restrita a usar o fornecimento de hotéis do Expedia para a grande maioria do inventário fora da América Latina, uma estipulação que prejudicou suas ambições de expansão.


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Com o novo acordo, a Decolar poderá “expandir sua própria oferta hoteleira de origem direta fora da América Latina e estabelecer novas parcerias estratégicas”, disse a empresa em comunicado. Isso permitirá que a OTA aprimore suas estratégias B2B, fusões e aquisições.

Pelo acordo atual, a Decolar tinha capacidade de formar parcerias fora da América Latina para obter suprimentos hoteleiros de outras entidades além do Expedia, mas enfrentava penalidades se as transações envolvendo essas propriedades excedesse uma certa porcentagem.

A parceria agora também dará ao Expedia “uma porcentagem garantida das reservas globais de hotéis da Decolar e direitos exclusivos para distribuir certos suprimentos de hospedagem na América Latina”, disse o anúncio.

O Expedia Group foi o segundo maior acionista da Decolar em abril, com uma participação de 13,3%, e tem um assento no conselho da empresa. O Expedia adquiriu uma participação na Decolar pela primeira vez em 2015. O maior acionista, com 15,27%, foi a LCLA Daylight LP de Greenwich, Connecticut.

Nova flexibilidade para o crescimento

Tanto o Expedia quanto a Decolar são ativas no segmento business-to-business, com o Expedia sendo a maior na indústria de viagens com mais de 60 mil parceiros. Ambas veem o B2B como uma oportunidade de expandir suas empresas internacionalmente em mercados onde seus negócios B2C podem ter mais dificuldade de penetração.

O acordo “garante que manteremos acesso ininterrupto à vasta oferta de hospedagem do Expedia Group, ao mesmo tempo em que nos concede maior flexibilidade para desenvolver negócios complementares e estabelecer novas parcerias estratégicas”, disse Damian Scokin, CEO da Decolar, em um comunicado.

Os negócios B2B da Decolar cresceram 43% ano a ano no segundo trimestre, com a grande maioria gerada no Brasil e no México, mas a empresa espera expandi-los para a Europa, por exemplo.

O Expedia paga comissões mensais à parceria como uma porcentagem do valor bruto de reserva que a empresa gera usando seu fornecimento de hotéis. Mas a Decolar estava sujeita a pagar uma taxa de rescisão de US$ 125 milhões se esses valores de comissão não atingissem pelo menos US$ 5 milhões a cada seis meses.

A Decolar, portanto, teve que registrar um passivo contingente de US$ 125 milhões em seu balanço. Sob o novo pacto, a empresa poderá amortizar esse passivo em 10 anos, “melhorando materialmente a posição de ativos líquidos da Decolar”, disse a OTA.

Por meio de uma alteração no acordo atual em 2023, o Expedia Group começou a fornecer o inventário da Vrbo também para a empresa latino-americana.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Decolar