sábado, 21/setembro
InícioMercadoDecolar vê receita crescer e está otimista sobre o mercado latino

Decolar vê receita crescer e está otimista sobre o mercado latino

A Decolar encerrou 2022 com números positivos e novidades para o mercado. No quarto trimestre do ano passado, a OTA viu sua receita chegar a US$ 145,5 milhões, incremento de 17% frente a igual período de 2021. A companhia também atualizou seu aplicativo, adicionando o recurso de pacotes de viagens e apontou otimismo para o turismo latino-americano em 2023.

Damian Scokin, CEO da Decolar, afirma que a novidade possibilita reservas mais rápidas com menos campos de informações e mais preenchimento automático. Para a empresa, o mercado na América Latina deve se recuperar totalmente até o fim de 2023, revela o Phocuswire.

Atualmente, o celular é o dispositivo que representa cerca de metade das reservas da Decolar. Enquanto isso, os pacotes de viagem são pré-selecionados para os clientes com base nas preferências e dados de cada um. “Esse novo recurso reduz significativamente a quantidade de tempo que um cliente precisa para realizar uma pesquisa de viagens e aumenta as taxas de conversão, oferecendo pacotes com maior probabilidade de atraí-los”, comenta Scokin.


LEIA TAMBÉM


“Com o tempo, essas inovações ajudam a diferenciar nossa marca e fortalecer a fidelidade de nossos clientes”, acrescenta o executivo. A Decolar teve seu quinto trimestre consecutivo de Ebitda Ajustado positivo, aumentando 39% (para US$ 12,5 milhões) no recorte anual.

Balanço

As reservas brutas da Decolar no quarto trimestre de 2022 somaram US$ 1,1 bilhão, alta de 10% ano a ano e de 82% dos níveis do mesmo período de 2019. O prejuízo líquido da empresa no trimestre aumentou para aproximadamente US$ 15 milhões, em comparação com os US$ 12,5 milhões ano a ano. “Estamos chegando ao final do primeiro trimestre e fico feliz em informar que a demanda por viagens aumentou consideravelmente, o que é um bom presságio para o restante de 2023, principalmente no que diz respeito a nossa alavancagem operacional”, diz Scokin.

“Também estamos iniciando a orientação financeira anual e esperamos entregar receitas consolidadas em 2023 na faixa de US$ 640 milhões a US$ 700 milhões e EBITDA ajustado entre US$ 80 milhões e US$ 100 milhões, em linha com as projeções que fornecemos durante o dia do investidor do ano passado”, acrescenta o CEO.

Em termos de detalhamento de mercado, o Brasil representou 41% do total de transações na América Latina no quarto trimestre, aumento de 4% ano a ano, enquanto as reservas brutas cresceram 44%. Já o México foi responsável por 18% das transações e viu as reservas brutas subirem 5%, enquanto no restante da região as transações aumentaram 24% e as reservas brutas, 7% ano a ano.

A Decolar pontua que as despesas com tecnologia e desenvolvimento de produtos aumentaram 28% no trimestre, chegando a US$ 25 milhões. Enquanto isso, os gastos com vendas e marketing tiveram incremento de 34%, saltando para a US$ 46 milhões, atribuídos à conscientização da marca e marketing de desempenho no Brasil, onde a OTA mudou sua estrutura comercial para atuar nesse processo de expansão.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Decolar