sábado, 21/setembro
InícioLIFESTYLESustentabilidadeDestinos se unem para desenvolvimento do turismo sustentável

Destinos se unem para desenvolvimento do turismo sustentável

O turismo sustentável está em alta e discussões sobre o tema estão longe de acabar. Com o objetivo de criar uma união de todo o setor pela causa e ajudar na implementação de iniciativas nos destinos, a INSTO (Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável) da OMT (Organização Mundial do Turismo) recebeu insights de mais de 150 especialistas sobre a questão. A reunião, que aconteceu em Madri, trouxe discussões relevantes ao tema e celebrou a entrada de novos integrantes, incluindo um brasileiro, informa o Hospitality Net.

“Para garantir a transformação sustentável do setor de turismo, seu desenvolvimento deve ser visto como um meio para alcançar a prosperidade geral de uma comunidade local e do ambiente ao redor, e não um objetivo em si”, explica Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT. “Os Observatórios são uma excelente ferramenta para orientar e acompanhar essa mudança e garantir a tomada de decisões com base em evidências”, pontua.

Abordagens

A ideia por trás do Encontro Global INSTO é guiar o setor para a transformação do turismo, utilizando abordagens participativas baseadas em evidências científicas, para garantir um desenvolvimento turístico inclusivo e resiliente.


LEIA TAMBÉM


Dito isso, os destinos participantes se concentraram em discussões sobre práticas de estímulo para a implementação daeconomia circular, que resultam no uso eficiente de recursos como água e energia. Também foram destacados os desafios nas dimensões ambiental e social, além da necessidade de indicadores que permitam a comparabilidade entre os destinos.

Outro tópico abordado foi a crescente disponibilidade de dados derivados de uma variedade de fontes. Esse fator torna cada vez mais difícil processá-los em informações úteis para o processo de decisão e formulação de políticas conscientes. Foi acordado que todas essas questões serão abordadas na Rede INSTO por meio de webinars e discussões técnicas.

Novos integrantes

Na ocasião, a INSTO aproveitou para celebrar o crescimento da rede. Os mais novos membros são o Centro de Economia do Turismo do Estado de São Paulo no Brasil e o Biscay Tourism Intelligence System na Espanha. Foram apresentados também os cinco membros que aderiram durante a pandemia, em 2021: Mallorca, Barcelona e Málaga, da Espanha, Yukon, no Canadá e Bogotá, na Colômbia.

Em todos os casos, os destinos basearam seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do turismo em abordagens participativas, geração de evidências e transparência – três requisitos importantes para a adesão.

(*) Crédito da foto: Divulgação/INSTO