Aproveitar todos os espaços das estruturas hoteleiras faz parte de uma boa estratégia para elevar a rentabilidade e, ao mesmo tempo, oferecer diferenciais na experiência de hospedagem. Vitrines digitais já são amplamente utilizadas no setor, mas seu potencial pode ser melhor explorado com anúncios de serviços extras, promoções, programas de fidelidade e divulgação de parceiros comerciais por meio de digital signage.
Segundo dados da Hubspot, as pessoas costumam absorver apenas 10% das informações apenas ouvidas após três dias. Todavia, quando o conteúdo é passado por imagens, a retenção sobe para 65% no mesmo período. Já de acordo com a t.science, o cérebro humano processa imagens 60 mil vezes mais rápido do que dados passados em formato de texto.
Todas as vezes que alguém entra no elevador, em uma loja ou transporte público com televisores passando algum tipo de conteúdo, o digital signage está em ação. Os painéis digitais são uma forma de comunicação interna e veiculação estratégica de temas relevantes para a empresa, seus funcionários e clientes.
Gerenciados de forma centralizada, os painéis têm funções que vão muito além do operacional, programados para exibir conteúdos segmentados. Na hotelaria, é apenas uma das muitas alternativas para elevar o consumo dos clientes, por exemplo.
Incentivo ao consumo
A Samsung do Reino Unido afirma que 84% dos seus lojistas acreditam que o digital signage cria uma consciência de marca significativa. Já um estudo da Arbitron revela que 19% das pessoas garantem ter feito alguma compra por impulso após serem impactadas por um anúncio de sinalização digital.
Visando impulsionar receitas extras dos hotéis, a WebSpot atualizou sua ferramenta WebSig, funcionalidade de digital signage. Natalia Secioso, gerente Comercial da empresa, destaca que o maior benefício da sinalização digital são os resultados de marketing. “A proposta é catalisar a venda de extras, de acordo com a estratégia de cada empreendimento. Os hotéis podem veicular serviços, como late check-out, programas de fidelidade, terapias no spa, promoções nos restaurantes e até mesmo parceiros da região”.
Uma forma muito comum do uso dos painéis são vídeos institucionais, destacando a estrutura do próprio empreendimento. Outra alternativa é sinalizar eventos, como salas que estão operando, horário de coffee break e programação.
“Temos relatos de hotéis que conseguiram incrementar o faturamento de extras com promoções de A&B (Alimentos & Bebidas), por exemplo. Outro conseguiu vender R$ 2 mil só em late check-out em apenas um final de semana”, revela Natalia, que acrescenta dizendo que os espaços também podem ser vendidos para parceiros, se assim for do desejo da propriedade.
Benefícios operacionais
Do lado de trás do balcão, o WebSig também atua como uma ferramenta de comunicação interna e operacional. Além de comunicados para os colaboradores, as telas auxiliam nos serviços de manutenção e governança. “Existem muitas formas de explorar o digital signage. É um meio de informação rápida e visual. Na pandemia, os hotéis utilizaram como lembretes para o uso de máscaras, distanciamento e higienização das mãos”, acrescenta a gerente.
Existem alternativas de integração com outros produtos da WebSpot, que permitem a exibição de pedidos no restaurante, manutenções em aberto e UHs higienizadas para a governança.
“Um hotel que tem problemas de fila no café da manhã pode colocar orientações para os clientes anteciparem seus horários. São pequenas mensagens que estimulam um comportamento e fazem toda a diferença na operação”, ressalta Natalia.
Painel de voos
Uma das grandes novidades de digital signage da WebSpot é o painel de voos. Os hotéis podem disponibilizar em suas telas a mesma visão dos televisores do aeroporto mais próximo para que os hóspedes acompanhem o status e horários. “A estratégia é mostrar o painel de voos que faz mais sentido para o cliente, mas também podemos adicionar mais de um aeroporto, se for necessário”, pontua a gerente.
O painel da WebSig mostra horários, companhias aéreas, número e status do voo. O serviço é um diferencial para os hotéis e mais uma comodidade para os hóspedes, que não precisam mais gastar horas nas salas de espera dos aeroportos.
“É uma ferramenta que agrega valor e comodidade. Já temos o painel implementado em alguns hotéis e os hóspedes responderam positivamente. O empreendimento pode escolher quantas telas deseja, seja em televisores ou até mesmo totens”, explica Natalia.
A WebSpot disponibiliza o software que opera de forma independente, enquanto os hotéis ficam a cargo dos monitores e painéis para a transmissão dos voos. A implantação pode ser feita de forma remota ou a empresa envia um funcionário para instalação.
A empresa salienta que a ferramenta WebSig com as funcionalidades de marketing, painel de voos e sinalizações também podem ser distribuídas no hotel por meio de canal corporativo pela televisão das UHs.
(*) Crédito das fotos: Divulgação/WebSpot